sexta-feira, 10 de abril de 2015

Terceirização, bancada da bala, estatuto da família, fim do beijo lésbico, Ed Motta, ratos... o Brasil dá passos largos rumo ao atraso

por Omelete 
Sharia tropical
* Em função das reações moralistas e religiosas, fala-se que a TV Globo vai eliminar o beijo das lésbicas na novela Babilônia. O Brasil está, aos poucos, entrando em uma sharia informal. Sem falar no macartismo político já em vigor.
Bancadas da obscuridade
* Atraso é a palavra do momento. Dizem por aí que o governo Dilma está em crise. Certo. Mas e o Congresso? Em poucas semanas de atuação, a nova direção da Casa tem dado passos gigantescos para o passado. Alguns exemplos: a "bancada da bala" se prepara para revogar o estatuto do desarmamento; os conservadores estão passando a lei da maioridade penal aos 16 anos; a "bancada evangélica" ameaça o país com o estatuto da família, um espécie de caixa-preta que vai regular relações privadas. Sharia, também; estão sendo desengavetados os projetos mais obscuros, todos de forte teor repressivo.
Legalizando a escravidão
* Na área social, a marcha a ré do Congresso chega a ser trágica o revisionismo. Impulsionada pela conexão direita-mídia, a lei da terceirização vai implodir direitos trabalhistas. O objetivo é impor ao trabalhador um padrão asiático ou, meta suprema, chegar ao ideal para chamada elite: que os trabalhadores brasileiros atuem mais ou menos como a legião de bolivianos que é explorada em confecções clandestinas em São Paulo: pau na máquina 16 horas por dia, um cafezinho com barra de cereal na hora do almoço e uns trocados no fim da semana (descontadas as barras de cereal, claro). Aliás, o terceirizado é explorado pelo contratante e pela firma contratada. Para um custo de, digamos 3 mil reais, que a firma cobra do contratante do serviço, no máximo 1.500 reais são repassados ao empregado. Está oficialmente criada a "mais valia dupla". Ninguém tira do Congresso a "honra" de criar esse mecanismo que leva ao surreal as relação capital-trabalho.
Zelote afunda
* Anote aí: a operação Zelote vai naufragar e virar apenas um retrato na parede. Hoje os jornais já destacam que todas as denúncias tiveram origem em uma carta anônima (o texto não explica se a carta anônima foi pré ou pós-fabricada), o que pode invalidar toda a investigação, gravações etc. Faltou só um "ôba" ao lado do título da matéria. Só voltará a ganhar destaque se aparecer um nome do PT envolvido na quadrilha da sonegação. Sobre a carta anônima, a pergunta idiota: carta anônima não tem validade para os poderosos mas o disque-denúncia anônimo tem validade para enjaular
Swissleaks vira processo criminal na França e derrapa no Brasil
* Mais ou menos o que ameaça acontecer com o caso Swissleaks. A França anunciou ontem que o escândalo já se transformou em processo criminal. a Argentina, que também tem nomes envolvidos nas contas secretas, já proibiu o HSBC de realizar transações internacionais até que tudo seja apurado. No Brasil, o Swissleaks, como a Zelotes, envolve nomes poderosos e, até aqui, de fora do governo. diante disso, não há apetite para levar adiante tais incômodos.
Contrabando legislativo 
* Ontem, em uma votação no Congresso, foi descoberto na última hora um "contrabando" em um projeto em votação sobre o fim do sigilo em operações de crédito do BNDES.  Lá no meio, em letras pequenas, como se fosse um daqueles contratos picaretas redigidos por elementos espertos, foi incluida uma autorização para um "empréstimo" de 50 milhões de reais às vítimas do incêndio no Shopping Nova América, no Rio. Era o que faltava; um empreendimento privado pega fogo e a conta vem para o contribuinte. Ainda bem que a manobra foi desmascara a tempo.
Ed Motta vai ser extraditado?
* Na internet, a assunto é Ed Motta que vai fazer uma suposta turnê na Europa (digo ainda suposta porque recentemente ele faria uma série de exibições nos Estados Unidos que acabaram canceladas). Pois bem o eterno sobrinho de Tim Maia avisou na rede social que em seus shows na Europa não falará português e não cantará músicas em português. Referiu-se com desprezo aos imigrantes "brazucas" típicos, disse que se apresentará para pessoas mais instruídas e por aí foi em uma ladainha preconceituosa. Um internauta perguntou então porque razão ele ainda faz shows no Brasil. O cantor disse que precisa trabalhar. Um direito dele, claro. Até porque Ed Motta já tentou viver fora do Brasil. Passou um ano em Nova York mas acabou voltando para faturar o ganha-pão em real mesmo. Infelizmente para ele e para muitos que o detestam, sua sobrevivência depende do patropi. Vamos ter que aturá-lo. Sem preconceitos.
A benção, Dom Helder
* Dom Helder Câmara, o "bispo vermelho", que resistiu bravamente à ditadura, pode ser beatificado e canonizado. O Vaticano já abriu o devido processo. Dom Helder teve a cabeça a prêmio. Seu nome esteve em um lista de pessoas a serem eliminadas. Em uma ocasião mais crítica, viajou às pressas para o exterior. Teria sido salvo por gestões dos governos da então Alemanha Ocidental, dos Estados Unidos e da França, pressionados por católicos. Outro bispo na fila para a canonização é Dom Oscar Romero, este assassinado em 1980 também tido como "comunista" pela ditadura local.
Ratinho encontra papai no Congresso. Menos um filho desamparado
* Segundo o "Sensacionalista", um dos ratos que foram soltos na Câmara dos Deputados se emocionou ao encontrar um parlamentar. "Papai, papai", disse o ratinho.

8 comentários:

Wedner disse...

Infelizmente, com os vacilos de Dilma, a direita recupera terreno e refaz leis para prejudicar o povo brasileiro e anular seus ganhos da última década.

Wilson disse...

É só pra aumentar a roubalheira. Deputados são empresarios.Viva Cid Gomes.

J.A.Barros disse...

Gente, o que está se passando no Brasil é muito mais sério do que se possa imaginar. No Estado do Rio o Tribunal de Justiça, com seus dezenbargadores e juizes ganhando rios de dinheiro, com adicionais de alimentação, casa e outras vantagens, está a cabando com seus funcionários concursados transferindo-os para outros municípios como Cachoeiras de Macacu, Silva Jardim e outros mais, cujos funcionários já antigos na profissão e com suas vidas estruturadas nos locais onde trabalham vão ter de repente de mudar todo o seu quotidiano, trazendo com isso mais despesas sem receber aumentos a mais de 4 anos. Na verdade, a intenção do Tribunal, que é rico pois acabou de emprestar ao "Pezão", 7 bilhões de reais, porque o estado está falido e sem dinheiro para pagar aos seus funcionários, é de terceirizar todo o sistema cartorial do Estado acabando com o funcionário de carreira. Com o Escrivão ele já acabou, agora falta acabar com os antigos funcionáros dos cartórios que faziam a Justiça funcionar.
Eles, Juizes e dezembargadores são intocáveis e por assim se julgam deuses, deuses de fancaria na verdade. Esses juizes e dezembargadores moram em palacetes próprios e todos rem casas nas regiões dos lagos ou serranas e ainda recebem adicional de moradia
Quando aparece um juiz como o Sérgio Moro, de Curitiba, Paraná, botando em cana os ladrões de casaca o brasileiro leva um susto diante de um juiz honesto e trabalhador.
Mas um dia essa pouca vergonha acaba. Um dia qualquer essa máscara desaba como a daquele deputado do PT – por acaso era desse partido –Andre Vargas que fez aquela saudação de punho fechado quando o ministro Joaquim Barbosa, num evento oficial, sentou-se ao seu lado. Esse ex-deputado – porque foi cassado – acabou de ser preso por fraude, peculato e outros crimes contra a economia.
A um dia a casa cai e aqui no Brasil, como podemos constatar nos noticiários tem sempre um prédio desabando, uma casa caindo e um criminos de colarinho branco sendo preso.

J.A.Barros disse...

Os sindicatos, hoje, estão protestando contra a terceirização, como se fosse uma novidade, Ora, gente, a Petrobras de hoje deve estar se não 80% terceirizada pelo menos 50% já está. O que estão fazendo é regulamento essa nova forma de administração de empresas, notadamente grande empresas estatais e privadas.

J.A.Barros disse...

Não sei e não posso afirmar, mas sempre achei que esse deputado Sibá Machado, fosse da bancada da bala. Ou não?

Edna Lúcia disse...

Empresas de tercerização são arapucas. Trabalhei para uma e até hoje luto pelo meus direitos.

Guta disse...

Se você sofre um acidente de trabalho trabalhando numa terceirizada vocé está fudido e não tem a quem recorrer.

Anônimo disse...

Não é bem assim, J.A.Barros. A terceirização já existe mas não para as atividades-fins. Quer dizer, a Petrobras pode contratar faxineiros, nutricionista, segurança terceirizada, mas não pode admitir técnico, engenheiros etc da áre petroleira. O que o projeto faz agora é liberar tudo isso. Nem a competência será aferida, não vai precisar concurso, não haverá seguro, nada, é a implosão da CLT.