terça-feira, 21 de abril de 2015

Jornalista brasileiro lança livro sobre Pepe Mujica, o ex-tupamaro que modernizou o Uruguai

por Flávio Sépia 
O jornalista Marcos André Lessa lança na próxima segunda-feira, dia 27, na Livraria da Travessa, em Botafogo, no Rio, o  livro "Mujica: o presidente mais rico do mundo". Lessa conta a trajetória de José Alberto Mujica Cordano, o Pepe Mujica, ex-tupamaro que aos 75 anos chegou ao poder e fez sua revolução nas leis e costumes do Uruguai. O livro tem prefácio de Chico Alencar, deputado federal pelo PSOL-RJ, e capítulos como "Mujica e a guerrilha", "Mujica e a América Latina" e "Mujica e o aborto", entre outros. O autor diz que, agora com quase 80 anos, Mujica quer descansar. Recusou a presidência do Unasul em troca de dias calmos na sua pequena chácara, ao lado da mulher, a senadora Lucía Topolansky, cuidando do seu jardim e dos cachorros.
Reprodução do site El Deber del Mundo/AFP
E, certamente, do Fusca que tornou famoso. O ex-presidente diz que jamais venderá o carro, um modelo de 1987 que vale no mercado uruguaio cerca de 70 mil pesos, em torno de 5 mil reais. Um xeque árabe quis comprá-lo por 1 milhão de dólares. O embaixador do México, Felipe Enriquez, também já ofereceu dez veículos em troca do lendário Fusca de Pepe Mujica, que virou um símbolo mundial da austeridade que todo político deveria praticar.

4 comentários:

Luíza disse...

Mujica é um exemplo admirável. Suas iniciativas em relação à legalização das drogas, aborto, além de programas de casa própria e reorganização social mais justa da economia uruguaia inseriram o pequeno país no mundo. o Brasil grandioso sofre com a leviandade e mediocridade dos seus políticos, governo e oposição, que só pensam em poder para usufruto próprios. E vejo a imprensa, infelizmente, como aliada dessa podridão.

Wedner disse...

A diferença é que lá deixaram o presidente trabalhar aqui nessa Câmara de Deputados de bancadas o povo não entra nem conta

J.A.Barros disse...


realmente deve ser muito trabalhoso e quae impossível administrar um país de quase 4 milhões de habitantes.

Luíza disse...

A comparação mais inteligente deve ser feita com outras administrações anteriores a Mujica e que faziam no Uruguai uma país quase irrelevante espremido entre o gigante Brasil e a Argentina.