quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Polícia é Polícia e PM é PM

por deBarros
Vamos entender o seguinte: Polícia e PM são duas instituições bem diferentes entre si. Polícia Civil, como é identificada a Polícia no Brasil, entende-se que é uma instituição voltada para proteger o cidadão na sociedade em que vive, além de coibir o crime organizado ou não. PM é a sigla que significa Polícia Militar. Militar quer dizer que é um órgão seguidor dos preceitos militares destinados a ações militares de atos de guerra. A PM, como é comumente chamada, não é um órgão policial, é mais um órgão militar, treinada como são treinados os soldados das instituições militares para ações de força e de ataque para destruir e matar o inimigo. Os componentes da PM fazem ordem unida nos seus quartéis. Não podem ser policiais civis. Não estão preparados para essa função. A PM seria, no máximo, um órgão da apoio e invasão de redutos criminosos como a SWAT nos Estados Unidos e na Europa. Nessa função, a PM  se encaixaria muito bem.
A Polícia Civil – vamos continuar a diferenciar esse órgão por seu apelido popular de Polícia Civil – do papel também repressor da PM. Hoje, a Civil é uma polícia que, para sobreviver no mundo moderno, como polícia, se viu obrigada a se embrenhar na ciência forense, como fizeram os outros países, na luta contra o crime. Os policiais que integram esse órgão não são mais os mesmos policiais de antigamente. Hoje se tornaram homens tecnicamente preparados para enfrentar organizações criminosas além do criminoso e ladrão comum através da ciência mais avançada em pesquisa criminais.
Essa é a Polícia que atua no mundo civilizado de hoje. Essa é a Polícia que  o Brasil precisa. Uma Polícia moderna, atuante, protetora de seus cidadãos. Uma Polícia que o cidadão confie e a entenda.
A PM é uma corporação militar mal vestida. O seu uniforme mais parece macacão de mecânico relaxado e sujo de graxa. Ora, em todo mundo, todos órgãos militares são muito bem vestidos. C.H.C  dizia que a Russia tinha o exército mais bem vestido do mundo. Que as instituições reguladoras e normativas da PM a transformem em um órgão semelhante a SWAT americana e a de outros países europeus e que criem para ela um uniforme mais bonito e mais elegante que transforme o soldado da PM em um elegante soldado repressor do crime.

2 comentários:

Anônimo disse...

vc é o cara mais desinformado desse mundo, vai ler a constituição para entender afunção de cada instituição seu leseira.

Hector disse...

quem escreve tem que saber do que está falando. Esse texto aí é de um baboseira cruel. todo mudo tem direito a dar opinião, mas não a ser leviano