terça-feira, 21 de agosto de 2012

Educação


por deBarros
O gol da presidente Dilma pode não ter sido de placa, mas foi um gol de craque. Encheu as redes que cobriam a balisa e o goleiro engoliu esse frango que ficará para a história deste país. O Brasil vai redescobrir o Brasil com suas estradas de ferro recuperadas e retraçadas por esse país adentro. Vamos ver novamente os nosso pequenos Itas muito antes navegados por nossos mares, agora redivivos para enfrentarem as suas verdes ondas que lambem o nosso imenso litoral.
Agora, senhora presidente Dilma, é preciso atacar com a mesma coragem o problema de alfabetização e educação neste país. Não é criando Universidades a torto e a direito que se educa  os seus filhos. Antes das Universidades é preciso acabar com os analfabetos e criar escolas – muitas escolas – escolas técnicas e colégios. É preciso preparar as nossas crianças qualificando-as como profissionais para depois pensar em Universidades. Ou será que queremos um país cheio de “bacharéis” que não sabem nada? Essa criação de cotas para universidades é um engodo de políticos que estão atendendo mais os desejos de Diretores de Universidades do que o verdadeiro interesse do jovem, seja ele branco, negro, pardo, mestiço ou índio que o interesse maior dele, jovem, é o  de aprender. O Jovem quer aprender para entrar no mercado da vida preparado para vencer. O sistema educacional precisa de uma reforma urgente. Precisa de professores pagos de acordo com o mercado de trabalho e que esses professores sejam atualizados com a forma moderna de ensino. Que as escolas sejam modernizadas para oferecerem aos seus alunos ambientes dignos onde possam estudar e aprender. Que os seus assessores, deixem de ser peças decorativas de gabinetes presidenciais e criem soluções financeiras e econômicas para solucionar esse nó que é a educação no Brasil. Já imaginou senhora presidente esse país sem analfabetos e esses jovens sentados nos bancos escolares, colegiais, técnicos e nas Universidades estudando, aprendendo e formados saindo para as ruas para por em prática tudo o que aprenderam durante todos esses longos anos lendo, fazendo as suas lições de casa abrindo com esses estudos uma nova vida que irá retribuir dando ao seu país um mundo novo de uma nova inteligência e um futuro moderno e brilhante de realizações em todos os segmentos, hoje tão frágil de saber, de nossa sociedade.
Dando esse empurrão deixaremos de ser o “Brasil, pais do futuro” para ser o “Brasil, país do presente”.

Um comentário:

Wilson disse...

Engana-se. As cotas são o maior avanço social que o Brasil, país de negros estigmatizados, já empreendeu. Saiba que pesquisa de várias instituições não-governamentais atestam que o desempenho dos cotistas supera em média o aproveitamento dos demais. Isso derruba a tese racistac de que as cotas são uma ''muleta' e vão contra o "mérito". Mérito é conceito para quem tem oportunidades. Talento está em todas asclasses sociais o que falta é oportunidade para todos. As cotas igualm isso e jogam no lixo sua tese racista.