sábado, 4 de setembro de 2010

John Lennon faria 70 anos em outubro. A propósito, conheça alguns "códigos secretos" dos Beatles

Para essa foto de divulgação do filme Help, o fotógrafo Robert Freeman levou os Beatles para a neve da Áustria. A ideia era que o quarteto fizesse as letras h-e-l-p usando a sinalização naval. Como o fotógrafo não achou o resultado muito estético, mudou a configuração e a pose famosa acabou mostrando os Beatles formando, com os braços, as letras n-u-j-v.

A capa do LP St.Peppers exibe a célebre colagem de celebridades. Na versão inicial, também estavam lá Jesus Cristo e Hitler. Mas as duas figuras foram cortadas na última hora. Motivo: os Beatles temiam ofender os fãs.


Outra imagem famosa: os Beatles cruzando a Abbey Road. Essa motivou "teorias de conspiração". Diziam que Paul, que seria o segundo da esquerda para a direita, era o único descalço e de passo errado. Estaria representado por um sósia. A foto pretendia passar a mensagem da suposta morte de Paul. Segundo a "teoria" Lennon, de branco, personificaria um pastor, Ringo seria o agente funerário e George o coveiro. O cortejo se dirigia ao cemitério para o enterro do beatle "morto". A verdade é que Paul não aparece nessa foto. No lugar dele está um turista americano chamado Paul Cole, capturado nos bastidores da gravação (os Beatles acabavam de sair do estúdio). Foram feitas outras sessões de fotos com o verdadeiro Paul mas essa imagem improvisada acabou escolhida para capa do LP. O site Neatorama diz que Paul Cole só soube que estava na foto quando a mulher dele comprou o disco. E especula-se que o verdadeiro Paul apareceria embaixo de uma árvore, ao lado do carro. (Reproduções/Fontes: Neatorama e Mental Floss Magazine)
Quer saber mais? Vá aos sites
Mental Floss Magazine
ou Neatorama

Nenhum comentário: