segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Censura ameaça Bienal de São Paulo

por Gonça
Por estar aparentemente sem pautas - como acabou de falar o Ricardo Boechat na Band - a OAB de São Paulo resolveu tentar censurar a 29ª Bienal de São Paulo, no Parque do Ibirapuera. Este ano, a mostra aborda a relação entre arte e política. E já estão instalados no pavilhão os autoretratos de Gil Vicente, o motivo da falsa polêmica. Em grandes desenhos, de uma série intitulada "Inimigos", o artista plástico pernambucano "degola" Lula, aponta um revólver para a cabeça de Fernando Henrique Cardoso, "mata" George Bush, o Papa Bento 16, entre outras personalidades. Incomodada, a seção paulista da Ordem dos Advogados do Brasil quer banir os autoretratos da Bienal alegando "apologia ao crime". O detalhe é que essas mesmas obras já foram expostas em Porto Alegre, Recife e Natal. A melhor reação foi a de Agnaldo Farias, um dos curadores da Bienal, que declarou ao repórter Augusto Gomes, do portal IG: "Dizer que se trata de uma apologia à violência é o mesmo que dizer que Édipo Rei incentiva o parricídio e o incesto". A Bienal será aberta no sábado, 25. Deixe a OAB-SP pra lá e vá ver a maior mostra de artes do Brasil. O público que decida se o trabalho de Gil Vicente merece ser visto, se é de bom gosto, se é de mau gosto, se tem qualidade e se passa a mensagem que o artista pretende, de crítica aos poderosos. A Bienal diz que não vai retirar as obras e a OAB-SP acionou o Minsitério Público. (Fotos: Divulgação)

2 comentários:

debarros disse...

Errei a postagem deste comentário sobre o tema abaixo. Você pode apagar esse, porque transferi o comentário para a postagem certa.
Sobre a postagem falando sobre a bienal de S.Paulo, sou contra a qualquer censura principalmente em cima da Arte em geral. A grande censura é feita pela opinão pública que se manifesta gostando ou não do trabalho.
Sobre esses dois trabalhos – desenhos na verdade – muito bem executados pelo autor, merece ser eleogiado pela qualidade em si, da técnica empregada. Quanto ao tema nào acho que tenha sido uma boa abordagem. Talvez até infeliz. Mas, qual será a verdaderta mensagem que o artista quis passar? Tem essse lado que não pode ser desprezado e simplesmennte censurar e proibir a sua divulgação. Isso também é Arte.

Milfont disse...

A arte deve ser livre. Isso aí, a iniciativa da OAB, é um atestado de atraso.