quarta-feira, 12 de maio de 2010

Canecão: a Santa Ceia, de Ziraldo, emparedada

por José Esmeraldo Gonçalves
A UFRJ fala em transformar o Canecão em um centro cultural. Mas, aparentemente, não há um projeto definido. De qualquer maneira, que os novos administradores não esqueçam, caso venham a demolir a construção, de que na lateral direita, emparedado há 38 anos, está o que restou de A Santa Ceia, de autoria de Ziraldo. Com 32 metros de comprimento por 6 de largura, o mural foi pintado em 1967. Cinco anos depois, foi encoberto por uma parede. O mural já rendeu até documentário e em 2001, por iniciativa de Chico Caruso, ganhou uma versão digital, feita a partir de cromos antigos, e foi exposto no Salão de Humor de Piracicaba. (Nas reproduções, Ziraldo em pleno trabalho no Canecão e o famoso mural). Veja mais AQUI

4 comentários:

Aguinaldo Ramos disse...

Puxa, que coisa incrível!
Não sabia da existência deste mural...
E continua lá, suponho.
Tá mais do que na hora da UFRJ mostrar que a sua respeitável luta para recuperar o Canecão não serviu apenas para abandoná-lo...

Gonça disse...

Caro Aguinaldo, esse painel foi feito em 1967 e instalado quando foi inaugurado o Canecão que, originalmente, era uma dercejaria com bandinha típica do estilo alemão e tudo. Com os tempos os proprietários cobriram o painel e construiram uma espécie de arquibancada. Pelo que sei, está coberto até hoje.

Isabela disse...

O que se espera é que a UFRJ, insttuição que acaba de perder a Capela da reitoria em um incêndio, saiba preservar elementos culturais.

Maria Dias disse...

CONVITE

Lançamento do Laboratório Público de Restauro - Mural Última Ceia, de Ziraldo


Inaugurando as atividades do programa UFRJ Carioca – Rio 450, o Magnífico Reitor da UFRJ, Prof. Carlos Levi, o Coordenador do Fórum de Ciência e Cultura, Prof. Carlos Vainer, e o Diretor da Escola de Belas Artes, Prof. Carlos Terra têm a honra de convidar para o lançamento do Projeto «Laboratório Público de Restauro - Mural Última Ceia, de Ziraldo».

Esta extraordinária pintura mural, de 32m x 6m foi realizada em 1967 no recinto da casa de espetáculo então denominada Canecão. A UFRJ, através de seu Fórum de Ciência e Cultura e da Escola de Belas Artes, promoverá, em 2015, a restauração da obra, que se encontrava tapada e murada, escondida da apreciação do público.

O Laboratório Público de Restauro - Mural Última Ceia será aberto à visitação pública a partir de abril e a obra deverá ser devolvida aos cariocas antes do final do ano.

A UFRJ reafirma, assim, seu compromisso com a preservação da arte do país e do Rio de Janeiro. E faz deste gesto um passo a mais no seu engajamento para recuperar e devolver à cidade e a nossos artistas e músicos um grande espaço para espetáculos, agora como equipamento público, sem fins lucrativos, voltado para a democratização do acesso à cultura e à arte.

O lançamento do Projeto “Laboratório Público de Restauro - Última Ceia, de Ziraldo” será na terça-feira, 13 de janeiro, às 16 horas, com a seguinte programação:

16h – Apresentação do projeto e exposição de Ziraldo sobre a Última Ceia, no Auditório da Casa da Ciência, Rua Lauro Muller, 3.

16h - Visita ao Espaço UFRJ e ao fragmento do mural que está visível, Avenida Venceslau Brás, 215.

Compareçam