sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Na capa da Veja: o PIB da Lava Jato vai pro bolso dos advogados premiados


por Flávio Sépia

A Lava Jato, além de encurralar corruptos, gerou, digamos, um braço comercial.

Do lado da lei, algumas figuras envolvidas ganharam notoriedade e passaram a faturar algum, muito algum, em palestras promovidas por veículos jornalísticos, empresas e instituições. Produtores de filmes e editores de livros também tiraram uma casquinha nos escândalos. Jornalísticos da TV ganham em audiência sempre que as denúncias se elevam aos picos. Empresas que vendem tornozeleiras tiveram que acelerar as linhas de montagem.

Mas o que a Veja dessa semana destaca são os novos ricos turbinados pelos processos que envolvem políticos, ricos funcionários e poderosos empresários. Os advogados de acusados e delatores são os verdadeiros premiados.

Em declarações recentes, o novo chefe da Polícia Federal, Fernando Segóvia, disse que as investigações da Lava Jato acabam ano que vem, antes do início do processo eleitoral. Depois disso, levará mais algum tempo nos tribunais. De qualquer forma, quando acabar, vai deixar muita gente com saudade.

Se bem que, como diz um amigo, há suspeitas de que Brasília não descansa e de tanto atender a lobbies corporativos nacionais e internacionais já está plantando as sementes da Lava Jato do futuro.

Os filhos e netos dos atuais advogado, se seguirem as profissões dos pais, estarão com o boi na sombra...

ATUALIZAÇÃO - Veja "esquenta" capa da semana. Matéria dos advogados  vai para "janela" e versão com os residentes do presídio Benfica ganha destaque.


3 comentários:

Ludmila disse...

Como conseguem pagar? Os bens não estão bloqueados?

J.A.Barros disse...

Por uma declaração do corrupto Aécio, advogado custa muito caro. Ele não foi pedir ao Joesley Batista 2 milhões de reais para pagar ao seu advogado?

Roberta disse...

Estão fazendo o trabalho deles