quinta-feira, 5 de setembro de 2019

R.I.P - Governo coveiro vai enterrar obra de estação de metrô. Arqueólogos do futuro agradecem

por Flávio Sépia
O arrocho fiscal imposto pelo neoliberalismo - política econômica já em revisão em muitos países - deixa o Brasil em coma e os especuladores financeiros no paraíso. Com o Estado paralisado pelo rentismo, só se ouve falar em desmonte, desativação, fechamento de fábricas, abandono de obras e, agora, enterro de canteiros.

A "nova era" inventou a tecnocracia do coveiro.

O Globo de hoje noticia que o governador Wilson Witzel, do Rio de Janeiro, vai mandar soterrar a enorme escavação feita na Gávea para o que seria a estação de metrô do bairro. O Rio está quebrado, alega o político. O fato exemplifica bem o que é a privataria de obras prontas. Nenhum grupo privado se apresenta para concluir a estação e explorar a linha depois, nem mesmo os fundos controladores do metrô carioca. Este sim seria um investimento, tal como se faz em muitos países. Aqui, empresários preferem esperar que o Estado faça as obras e banque seus custos e só então se coçam para descolar uma concessão amiga.

Ser capitalista assim é moleza. Nessa hora, os espertos esquecem o dogma do "estado mínimo".
Se não embolsarem o máximo, essa obra, apesar das reivindicações dos cariocas - Jardim Botânico, Jockey e Gávea são bairros campeões de engarrafamentos - jamais ficará pronta.

Além do prejuízo que é soterrar todo o canteiro de obra da Praça Santos Dumont, o governo do Rio de Janeiro ainda banca o aluguel do tatuzão utilizado para escavar a linha, que está enterrado no subsolo da imediações da Rua Igarapava, no Leblon, e custa, parado, milhões em manutenção.

Casos como esse, de obras paradas que geram prejuízos bilionários, se multiplicam pelo país.

Procura-se um capitalista que abra mão de mamar no Estado e assuma esses investimentos.

No Brasil do fanatismo neoliberal e de uma política econômica de corretagem especulativa, enterrar canteiros de obra é o único "investimento" em infraestrutura. Os arqueólogos do futuro agradecem.

2 comentários:

J.A.Barros disse...

Parece que foi eleito com a pá na mão e com ela tá cavando e tapando buracos em todo o Estado do Rio.

J.A.Barros disse...

Este acontecimento é típico do brasil. Ora, este país gastou 1 bilhão de reais para abrir esses buracos na Gávea. Agora, vai gastar outro bilhão para tapar acimentando esses, hoje, famosos buracos da Gávea. É incrível como se joga fora o dinheiro dos impostos pagos pelo contribuinte em demonstração de desprezo e de falta de respeito ao cidadão que paga seus impostos todos os anos para que governantes desvairados joguem esse dinheiro no lixo, tranquilamente. Isto é a cara do brasil.