quarta-feira, 3 de abril de 2019

A guerra que revolucionou o fotojornalismo de combate

Guerra Civil Espanhola - Em apoio aos fascistas, aviação alemã e italiana bombardeia Bilbao.
Foto de Robert Capa/International Center of Photography. 

A Guerra Civil Espanhola terminou oficialmente no dia 1° de abril de 1939. Com a derrota dos Republicanos, e com o último tiro disparado em Madri, o ambiente político da Europa não mudou muito. Mas o fotojornalismo jamais seria o mesmo. Na linha de frente, Robert Capa revolucionou a fotografia de guerra. É  o que diz o site da Magnum - agência que ele fundou ao lado de Cartier Bresson e outros fotógrafos - a propósito dos 80 anos do fim do conflito na Espanha. Aquela aliança vitoriosa entre fascistas e nazistas fez da Espanha o laboratório para ensaio totalitário que gestou a Segunda Guerra Mundial, que começou cinco meses depois e logo levaria Capa de volta ao front.
E, sim, fascistas e nazistas eram de direita. No caso, a História é a agência de checagem que desmascara Bolsonaro, o militar aposentado que caiu no ridículo mundial ao afirmar em Israel que o nazismo é ideologia de esquerda.

VEJA AS FOTOS DE ROBERT CAPA NO SITE DA AGÊNCIA MAGNUM, AQUI

Um comentário:

J.A.Barros disse...

Realmente é absurdo o que foi comentado e levantado pelos Bolsonaros. Sente–se logo que eles nunca leram nada que se referia à segunda Guerra Mundial, e nem leram o livro, ou souberam da existência deste livro escrito por Hitler, que conta toda as suas idéias sobre o que faria se Primeiro Ministro da Alemanha. A historia da Segunda Guerra Mundial começa neste livro,ou nunca tomaram conhecimento do autor alemão, Joaquim Fast, que escreveu a biografia de Hitler num livro de mais de mil páginas. Durante a sua campanha política para assumir mais tarde o poder na Alemanha, o que Hitler mais combatia era a facção comunista que com o seu partido, também faziam as suas campanhas para tomar o poder. E eram lutas nas ruas de Berlim com os grupos paramilitares nazistas e com os grupos comunistas, com morres e feridos. Os Bolsonaros falaram asneiras, seria muito melhor para eles se ficassem calados.