sexta-feira, 5 de abril de 2019

Fotografia: ensaio mostra o sufoco dos passageiros do metrô de Tóquio. Não é por nada não, mas os japoneses compraram a Supervia...

Reprodução BBC/Brasil (link abaixo)
São famosas as imagens do metrô de Tóquio na hora do rush.

Há até batalhões de funcionários destacados para empurrar os usuários trem adentro.

O sistema transporta 6,2 milhões de pessoas por dia. A empresa proprietária admite que toda a capacidade é utilizada. Alguns passageiros diriam que a superlotação dos trens indica que essa capacidade é ultrapassada além dos níveis civilizados. Para a empresa, a regra tradicional é extrapolar a capacidade em nome do lucro.

O fotógrafo alemão Michael Wolf registrou em um ensaio chamado Tokio Compression o sufoco dos japoneses na ida e volta para o trabalho, espremidos e contorcidos contra janelas. Em algumas fotos, uma condensação acrescenta dramatismo às imagens. É produto da respiração e do suor dos passageiros.

Reprodução BBC Barsil (link ao lado)
Alguns fecham os olhos, "como se entrassem em transe", segundo o fotógrafo, outros meditam como recurso para suportar uma hora esmagados como massa de pizza.

A BBC Brasil publicou há algum tempo uma boa matéria com as fotos e as impressões de Michael Wolf.

A propósito, os japoneses acabam de comprar a Supervia, a empresa que opera os trens suburbanos no Rio de Janeiro.

LEIA A MATÉRIA COMPLETA E VEJA FOTOS MICHAEL WOLF NA BBC BRASIL, AQUI

4 comentários:

Luiz Antônio disse...

Cacete. Isso parece trem de prisioneiros.

Lourival de Caxias disse...

Já vi esse empurra empurra na TV. Como os caras aceitam ser tratados assim. Na Supervia anda em trem cheio mas a rapaziada não deixa mole ser empuraada

J.A.Barros disse...

Os japoneses, com sua cultura de como produzir o trabalho, dará um jeito nesta "Super Via" de araque, que vivia com trens quebrados e motores sem ação. Direção de brasileiros, é claro.

Vieira disse...

Em muitos trens lá no Japão não tem assentos, o gado vai pro trabalho e volta em pé.