Reprodução BBC/Brasil (link abaixo) |
Há até batalhões de funcionários destacados para empurrar os usuários trem adentro.
O sistema transporta 6,2 milhões de pessoas por dia. A empresa proprietária admite que toda a capacidade é utilizada. Alguns passageiros diriam que a superlotação dos trens indica que essa capacidade é ultrapassada além dos níveis civilizados. Para a empresa, a regra tradicional é extrapolar a capacidade em nome do lucro.
O fotógrafo alemão Michael Wolf registrou em um ensaio chamado Tokio Compression o sufoco dos japoneses na ida e volta para o trabalho, espremidos e contorcidos contra janelas. Em algumas fotos, uma condensação acrescenta dramatismo às imagens. É produto da respiração e do suor dos passageiros.
Reprodução BBC Barsil (link ao lado) |
A BBC Brasil publicou há algum tempo uma boa matéria com as fotos e as impressões de Michael Wolf.
A propósito, os japoneses acabam de comprar a Supervia, a empresa que opera os trens suburbanos no Rio de Janeiro.
LEIA A MATÉRIA COMPLETA E VEJA FOTOS MICHAEL WOLF NA BBC BRASIL, AQUI
4 comentários:
Cacete. Isso parece trem de prisioneiros.
Já vi esse empurra empurra na TV. Como os caras aceitam ser tratados assim. Na Supervia anda em trem cheio mas a rapaziada não deixa mole ser empuraada
Os japoneses, com sua cultura de como produzir o trabalho, dará um jeito nesta "Super Via" de araque, que vivia com trens quebrados e motores sem ação. Direção de brasileiros, é claro.
Em muitos trens lá no Japão não tem assentos, o gado vai pro trabalho e volta em pé.
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