domingo, 14 de abril de 2019

Capa polêmica de 2008 pode sair da gaveta?

Em setembro de 2008, The Economist publicou a capa acima. As duas palavras provocaram impacto esperado e a revista argumentou que não havia outra maneira de definir a crise financeira que abalou o mundo. 

Um dos gatilhos daquela implosão dos mercados foi o endividamento das famílias americanas atoladas em hipotecas supervalorizadas. 

A partir da análise dos principais economistas, o mundo entendeu, a duras penas, que mercado financeiro sem regulação é fonte de instabilidade. Apesar disso, as poucas regras que a crise de 2008 inspirou já são contornadas pelo sistema financeiro global.  

A Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento alerta que, nos últimos anos, a especulação financeira aumentou seu controle sobre as economias dos países sem que isso significasse desenvolvimento ou aumento do bem-estar das populações e, muito menos, a diminuição das desigualdades e a construção de uma sociedade mais inclusiva. Um pacto em que as pessoas tenham prioridade frente ao lucro, em que haja criação de emprego e investimento em infraestrutura  parece cada vez mais distante em muito países, e o Brasil é um dos maus exemplos. 

Há pouco menos de um ano, os bancos e o Congresso americano promoveram maior desregulação dos sistema financeiro, revogando artigos de um lei de 2010. Com isso, foi facilitada a concessão de empréstimos arriscados para os "negativados", usando uma expressão popular no Brasil. No lobby para a retirada de regras, banqueiros alegaram, como em 2008, antes da grande crise, que afrouxar os controles promoveria o crescimento econômico. Economistas americanos alegam que o que está em rápido crescimento é o endividamento das famílias. O crédito está aberto e fácil, mas as pessoas não estão ganhando mais. Em algum momento, o novo castelo de cartas vai ruir. É cíclico, dizem os especialistas. 

Quanto à polêmica capa da Economist, a dúvida não é se será repetida, mas quando.

A propósito, alguma revista brasileira tem uma capa dessas aguardando na gaveta? Em português não seriam necessárias nem as duas palavras da publicação inglesa: um único FUDEU! já daria o recado.

3 comentários:

J.A.Barros disse...

Imagina uma capa da revista Manchete com a frase É FODA!

Marco Aurelio Chibiaque disse...

Olá, preciso de uma informação muito preciosa que talvez o editor deste blog tenha alguma pista. Como entrar em contato com o editor deste blog??

meu email marco_jus@hotmail.com

Marco Aurelio

Administrador disse...

Marco Aurélio, o contato pode ser feito através do email indicado no blog
paocomovo2008@gmail.com