sábado, 15 de dezembro de 2018

Leitura Dinâmica: Goiabeira, João de Deus, Coaf, cometa, sífilis...

por O.V.Pochê

* O verão não começou, ainda não tem musa, mas já estão eleitos a fruta e o refrigerante da estação. Respectivamente, goiaba e Jesus.

* Mas não é verdade que Regina Casé vai reeditar seu programa "Um pé de que" para reunir testemunhos de fieis que presenciaram milagres em árvores frutíferas, aparições de santos, além de incursões de divindades do Jardim Botânico.

* O lado bom é que a revelação da  futura ministra Damares Alves, que se deparou com Jesus subindo em uma goiabeira, pode ter efeitos ambientais e deter, um pouco que seja, a anunciada derrubada de árvores na Amazônia para abrir megas roças do agronegócio.

* João de Deus é suspeito de ter assediado mais de 300 mulheres. Com isso, o médico Roger Abdelmassih, que foi condenado a 181 anos por mais de 37 estupros e manipulação genética poderá cair para a segundona nesse tipo de delito.

* Os jornais Estadão e Folha estão em regime de plantão bancário: os desdobramentos do escândalo dos depósitos em conta e repasses de salários revelado pelo Coaf, no que as redes sociais chamam de Bolsogate, está mobilizando uma legião de jornalistas.

* Nesse momento, o Brasil procura três desaparecidos: João de Deus, o assessor legislativo Fabricio Queiroz, o do caso Coaf, e o italiano Cesare Batisti.

* Confirmado: o Brasil está oficialmente à direita do Chile. O país andino mesmo governado por neoliberais radicais topou sediar a conferência climática da ONU, em 2019, que o Brasil rejeitou e chutou de bico. Bolsonaro convenceu Temer a cancelar a reunião por supor que o evento pode ser uma passo para a desapropriação da Amazônia a partir do Plano Triple A, uma interpretação que é uma espécie de verão ambiental da URSAL.

* Colete amarelos, na França, mostrando que palavras não bastam para responder ao assédio fiscal do neoliberalismo sobre as populações de baixa e médias rendas.

*O cometa 46P/Wirtanen  passará "próximo" da terra, em distância astronômica, neste domingo. Mas não é verdade que cairá em Brasília.

* Gabriel Jesus que não fazia gol desde agosto, fez dois na vitória ontem do Manchester City sobre o Everton. O próximo gol dele está previsto para junho.

* Segundo Boletim Epidemiológico, a sífilis voltou a ser uma epidemia no Brasil. A taxa de infecção  aumentou de 44,1 para cada grupo de 100 mil habitantes, em 2016, para 58,1/100 mil em 2017. Não deixa de ser um país vintage. Com os cortes de verbas previstos por exigência do "mercado", podem vir aí a peste negra, a varíola, a espinhela caída em massa e a cólera. Febre amarela, tifo e malária O Brasil já reabilitou.
 

Um comentário:

Anônimo disse...

Certo, viramos uma palhaçada ruim