domingo, 9 de dezembro de 2018

Final da Copa América 2019 será no Maracanã. Resta saber se a seleção brasileira estará lá...

Logotipo da Copa América. Div. Conmebol
por Niko Bolontrin

Inaugurado em 1950, o Maracanã logo de cara ganhou o seu maior trauma: a derrota da seleção brasileira para o Uruguai e a perda de uma Copa que parecia certa.

Mesmo nos domingos ensolarados das grandes vitórias, essa nuvem não deixava de lançar uma sombra eterna sobre a sua biografia.

O Maracanã teve que esperar 64 anos para ver outro estádio lhe arrebatar com todas as desonras o título de maior palco da urucubaca futebolística brasileira. O Mineirão, uai, que se tornou o azarento inesquecível ao receber a seleção brasileira para o jogo da vergonha, a derrota por 7 X 1 para a Alemanha, em 2014.

Tudo indica que o título vai ficar com o Mineirão por décadas: há seis anos, a CBF deixa o Maracanã fora do roteiro da seleção.

Talvez, no ano que vem, o Rio receba o time de Tite para um amistoso antes da Copa América 2019 que o Brasil sediará.

A Conmebol acaba de divulgar que a seleção brasileira jogará em vários estádios, incluindo o Mineirão, mas, tal qual na Copa de 2014, só virá ao Maracanã para disputar a final.

Se  chegar lá. 

Veja pelo lado bom. O Maracanã tem menos chances de ser associado a eventuais vexames.

Em tempo: a última vez que o Brasil pisou em grama carioca foi no dia 30 de junho de 2013, quando venceu a Espanha por 3 X 0, dois gols de Fred e um de Neymar, e conquistou a Copa das Confederações.

E no dia 20 de agosto de 2016, a seleção olímpica do Brasil, sem o logo da CBF na camisa, ganhou o ouro em jogo contra a Alemanha: 1X1 no tempo regular, gol de Neymar, e vitória nos pênaltis.

No Maracanã.

Um comentário:

Lourival de Caxias disse...

Depois da Copa de 50 e da derrota para o Uruguai, o Maracanã passou 4 anos sem ver a seleção brasileira. Só voltou em 54 contra o Chile em jogo das eliminatórias da Copa seguinte. Agora já vai completar cinco anos fora do estádio mais famosos do mundo.