sábado, 22 de dezembro de 2018

Campeonato Mundial de Clubes, a eterna piada...

por Niko Bolontrin 

Nos anos 1960, uma parceria entre a então Confederação Sul-Americana de Futebol e a UEFA criou a Copa Europeia-Sul-Americana. Os respectivos campeões continentais disputavam dois jogos, ida e volta. O Real Madrid foi o primeiro vencedor, em 1960. O jornal El Mundo Deportivo mancheteou que o time espanhol era "campeão do mundo". A Fifa quis proibir o título, mesmo informal. Alegava que uma disputa entre times de apenas duas confederações não configurava conquista mundial. Mas a mídia continuou chamando o ganhador de "campeão mundial", "título" que o Santos comemorou em 1962 e 1963.

Muitos daqueles jogos acabaram em verdeira batalha campal, como Santos X Milan, no Maracanã, Celtic X Racing e Milan X Estudiantes. Incomodados com a violência, alguns dos principais clubes europeus,  como Bayern de Munique e Liverpool, se afastaram do "mundial", abrindo espaço para clubes gregos e turcos.

Em 1980, foi organizada a Copa Toyota, uma única partida reunindo os campeões europeus e sul-americanos. Era quase que uma "festa de firma" para os funcionários da fábrica e torcedores curiosos para ver um jogo de futebol em uma Tóquio onde a bola mais conhecida era a de beisebol. Os times sul-americanos sempre deram mais importância ao "amistoso" festivo do que as equipes europeias. Por pressão dos seus cartolas, a FIFA acabou reconhecendo burocraticamente alguns desses títulos, apesar dos seus precários significados esportivo.

Em 2000, a Fifa tentou entrar na dança e criou o seu Campeonato Mundial de Clubes, realizado no Maracanã, mas, no ano seguinte, cancelou o tal torneio, que Tóquio retomou em jogo único. Em 2005, a Fifa voltou ao projeto, agora como Copa do Mundo de Clubes da Fifa, reunindo os campeões continentais. Era mais um esforço para dar mais representatividade à coisa..

O jogo de hoje em disputa do "título" mundial mostra que esse torneio é "cenográfico" e nunca deu certo do ponto de vista esportivo e competitivo. O Real Madrid entrará em campo logo mais para disputar o "mundial" com uma equipe dos Emirados Árabes, o Al Ain, que não é campeão continental e foi apenas convidado para participar do torneio embalado por petrodólares. Nada menos esportivo. Tudo indica que essa bizarra "final" levará a Fifa a duas opções: enterrar mais uma vez o Mundial de Clubes nesse formato ou reestruturá-lo de forma a se tornar realmente representativo. Fala-se em um campeonato a ser disputado de quatro em quatro, reunindo 24 clubes. Pode ser, vamos ver.

Que me desculpem os "campeões mundiais", mas enquanto não se transformar realmente em uma competição esportiva e não apenas promocional, o "mundial" será apenas uma meme ou uma confraternização de fim de ano.


3 comentários:

Rick disse...

Real Madrid 4x1 pra completar a piada

Lourival de Caxias disse...

Tem 600 times no mundo melhor que esse Al aim que foi na final. Só isso basta pra mostrar que Mundial de clybe e merda.

Kid Galo da Barreira disse...

Torcedor do urubu só acredita em furada, comemora um titulo mundial de merda e falso e inventou um título no Brasileirão que em campo tá mais do que provado que é do Sport