terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Revista Time escolhe como Pessoa do Ano 2018 jornalistas perseguidos em vários países


por Ed Sá 

A revista Time homenageia como Pessoa do Ano de 2018 os jornalistas que foram hostilizados, presos, expulsos de países e assassinados.

São "Os Guardiões na Guerra pela Verdade".

Jamal Khashoggi, do Washington Post, morto em outubro deste ano no consulado da Arábia Saudita em Istambul pela ditadura saudita apoiada por Donald Trump.

Maria Ressa, perseguida pelo radical da direita Rodrigo Duterte, nas Filipinas, por denunciar assassinatos em massa de dependentes de drogas e traficantes como parte da repressão indiscriminada empreendida pelo governo.

Wa Lone e Kyaw Soe Oo, repórteres da Reuters presos em Myanmar por revelar o genocídio da minoria muçulmana Rohingya;

O Capital Gazette, de Annapolis, jornal que foi atacado por um atirador que matou quatro repórteres e um vendedor de anúncios. O assassino havia sido denunciado pelo jornal em uma reportagem sobre violência sexual.

A Time justificou a escolha sob o argumento de que as  principais reportagens publicadas pela revista em 2018 focalizaram exatamente a ofensiva contra jornalistas em várias partes do mundo.

O tema venceu finalistas cotados para Pessoa do Ano como Donald Trump, Vladimir Putin, as famílias separadas na fronteira dos EUA com o México, o procurador especial americano Robert Mueller (ele investiga Trump que ainda tenta demiti-lo), o diretor de cinema Ryan Coogler, a professora de psicologia Christine Blasey Ford (que foi vítima de assédio sexual por parte de um juiz indicado por Trump para a Suprema Corte)  os ativistas da marcha "Pela nossas vidas" (sobreviventes do tiroteio na escola de Parkland), o presidente da Coréia do Sul Moon Jae-in e Meghan Markle, a atriz e ativista americana que se casou com o príncipe Harry.

4 comentários:

J.A.Barros disse...

O nosso Tim Lopes não deveria estar nesta lista? Ele foi assassinado barbaramente em plena ação de sua profissão de jornalista

J.A.Barros disse...

O nosso Tim Lopes não deveria estar nesta lista? Ele foi assassinado barbaramente em plena ação de sua profissão de jornalista

J.A.Barros disse...

O presidente da Coréia do Norte, na minha opinião deveria estar nessa lista: ele deu um nó na politica internacional na figura do Donald Trump, na questão dos Misses Balísticos Nucleares.

Veloso disse...

Hitler pouco antes da guerra foi eleito Homem do Ano pela Time. Essas listas são um vacilo.