domingo, 2 de dezembro de 2018

Mídia: Ruth de Aquino deixa O Globo

(do Brasil 247)

A jornalista Ruth de Aquino está deixando o cargo de sênior publisher da editora Globo, responsável pelos jornais O Globo e Extra e revista Época; oficialmente, seu desligamento ocorrerá em fins de dezembro, mas ela já informou aos amigos e colegas de redação o pedido de demissão em caráter irrevogável; saída de Ruth encerra uma desgastante queda de braço travada com o diretor geral da empresa, Frederic Kachar, que tenta de todas as formas ter o absoluto controle editorial das publicações. Extremamente vaidoso, Kachar não aceita dividir o poder. Historicamente, o comando da redação se reportava diretamente à família Marinho. Ao substituir Ascânio Saleme, Kachar imaginava que todos os seus problemas estavam resolvidos. E não foi bem assim. Competente e zelosa de sua responsabilidade profissional diante da linha editorial da empresa, Ruth não se dobrava a orientações politicamente estapafúrdias oriundas do diretor geral. Após um processo crescente de confrontos, ela preferiu pedir o boné a continuar a medir forças para garantir seu espaço.

Numa nova tentativa de obter o controle absoluto da redação, Kachar resolveu extinguir o cargo de diretor editorial das empresas. Assim, passa a orientar diretamente os editores responsáveis pelas publicações – Globo, Extra, Valor e Época – sem a mediação de um profissional, hierarquicamente forte, capaz de oferecer ponderações lógicas às suas ordens.

LEIA A MATÉRIA COMPLETA NO BRASIL 247 AQUI

****************************************************************************

(do Portal dos Jornalistas)
Ruth de Aquino, que desde o final de outubro de 2017 vinha ocupando a Diretoria Editorial da Infoglobo (O Globo, Extra, Expresso) e de Época, deixa a empresa na próxima semana. Segundo comunicado de Frederic Kachar, diretor-geral de Infoglobo, Época e Valor Econômico, a saída dela deve-se a “ter concluído a missão de consolidar a estrutura do novo time [N.da.R: formado na época da contratação], aplicando a sua experiência em grandes jornais e revistas do País para nos colocar na vanguarda do mercado editorial”.

Ainda de acordo com a nota de Kachar, os diretores de Redação Alan Gripp (O Globo), Daniela Pinheiro (Época) e Humberto Tziolas (Extra) passam a responder diretamente a ele. Embora o comunicado não informe, J&Cia apurou que também saem os editores executivos Chico Amaral, que fez a reforma gráfica este ano, e Alexandre Freeland, ligado a Ruth. Até onde se sabe, permanecem os outros editores executivos: Maria Fernanda Delmas, Fernanda Godoy, Flávia Barbosa, Letícia Sorg e Pedro Dias Leite.

LEIA A MATÉRIA COMPLETA NO PORTAL DOS JORNALISTAS AQUI

3 comentários:

Kadu disse...

É igual treinador. Pode mudar que não funciona. Cadê as reportagens? O Globo demitiu os bons repórteres, o jornal tá cheio de noticiazinha sem importância, não tem nada exclusivo. T´s levando um pau da Folha

Luciana disse...

A crise da mídia impressa vai muito além de nomes e editores. Está aí a Abril que não soube se adaptar ao século 21

Marcela disse...

Essas mudanças sempre sobram infelizmente para empregos. No Brasil "reestruturação" é exemplo geralmente de incompetência e de passar algo.