sábado, 11 de agosto de 2018

URSAL... hasta la victoria




por Ed Sá

O debate da Band teve forte repercussão nas redes sociais. O vídeo do encontro dos candidatos já ultrapassa dois milhões de visualizações no You Tube. Mas, de longe, o que mais motivou os internautas foi uma piada. As veias da web são criativas e bem-humoradas, de um humor natural e autêntico na maioria das vezes. Não apenas ódio corre nos seus cabos óticos.
Infelizmente, a autoria dos memes geralmente se perde nos compartilhamentos. Que os autores da maioria das paródias sintam-se elogiados. Fazem quase a crítica política que os cartunistas da grande mídia, os do "humor a favor", já não arriscam.

A piada do Cabo Daciolo (partido Patriota)  - um vacilo e invenção infantil do PSOL, diga-se, partido que o elegeu deputado federal em 2014 e o expulsou em 2015 -  sobre a URSAL, União das Repúblicas Socialistas da América Latina, que seria um plano lisérgico para a criação de uma super país comunista, gerou centenas de memes.

Cabo Daciolo não está sozinho nessa patologia. O filósofo Olavo de Carvalho, o guru da direita radical, também já denunciou o que seria uma revolução comunista continental.

Até aqui, o catarinense Daciolo não era muito conhecido fora do Rio. A Band lhe deu projeção nacional e o tornou protagonista de memes. Merece. Deu fala cômica e quebrou o tédio que dominou o debate na maior parte do tempo. O povão da web se divertiu.




Reproduções TwitterURSA e Facebook


Em vídeo, Manuela d'Ávila "convida" o uruguaio José Mujica para "presidente da URSAL. Veja AQUI

Nenhum comentário: