sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Leitura Dinâmica: papa Francisco, mídia perde "fontes", Jesus, Mama Laden...

Reprodução L'Osservatore Romano


* Demorou, mas a Igreja Católica mudou o Catecismo para declarar "inadmissível" a pena de morte. A decisão é do papa Francisco. Durante a Inquisição a própria Igreja massificou a pena de morte em vários continentes, inclusive no Brasil, especialmente em Pernambuco e Bahia. O Catecismo admitia até hoje a pena de morte quando fosse "o único caminho possível".  A edição em português do l'Osservatore Romano" divulga a medida papal.

*Mídia de economia perde uma "fonte de informações": PF prendeu o banqueiro Eduardo Plass, sócio da corretora Opus e do Tag Bank, e ex-presidente do Pactual. É acusado de ser diarista de lavagem de dinheiro do ex-governador Sérgio Cabral. Segundo a investigação, o esquema incluía um "polimento" à margem do Fisco no tesouro de jóias cabralinas.

* Outra "fonte" da grande mídia também se enrolou com a lei: o economista Roberto Gianetti, coordenador do programa de governo da candidatura do tucano João Dória ao governo do estado de SP, foi alvo de ação da PF como suspeito de integrar esquema de pagamento de propina a integrantes do Carf. O objetivo seria aliviar débitos fiscais da siderúrgica Paranapanema. Gianetti, que orbitava nínhos tucanos, foi secretário-executivo da Câmara de Comércio  Exterior durante o governo de Fernando Henrique.

* Com vários políticos, empresários, economistas, doleiros, banqueiros e dirigentes esportivos em cana - muitos das suas relações - a velha mídia vai acabar montando sucursais no sistema prisional do país.

* Ministério da Cultura libera renúncia fiscal para o musical importado "O Fantasma da Ópera". São quase 30 milhões de verba pública. Curiosamente, antes o valor aprovado era de pouco menos de 10 milhões de reais. Aparentemente, os burocratas do governo se assustaram com fantasmas, reconsideraram a quantia e abriram o cofre. A verba liberada é recorde da Lei Rouanet, segundo a Folha de São Paulo.

* Conta a lenda que em uma cidade do Nordeste havia um religioso, o padre Jojô,  que fazia questão de ensaiar pessoalmente o coro da igreja formado por devotas da região. Ele tanto se orgulhava das suas cantoras que até nas reuniões paroquiais exigia que elas falassem em jogral, como se fossem uma única voz. O padre perguntava como estava a arrecadação para a festa do padroeiro e o coro respondia em uníssono. Indagava sobre a organização da quermesse e a resposta vinha em dó maior coletivo. Leia as páginas de artigos e colunas dos grandes jornais, veja os comentários nas TVs e diga se não parecem tão iguais em opiniões e tão afinados entre si como se fossem o coral das devotas do padre Jojô. Os donos devem comandar pessoalmente os ensaios dos seus e suas coroinhas.


* A tropa de choque do ódio nas redes sociais tem mais um comercial do Neymar para malhar: o jogador e o filho Davi Lucca estão na campanha da C&A para o Dia dos Pais. Veja o vídeo AQUI

* A vida não está fácil pra ninguém. A novela "Jesus" não vai bem de audiência. No horário, a Record perde da Globo e do SBT. Mas não é verdade que a trama será encurtada e que serão feitas mudanças para "esquentar" a história.


* "Meu garoto!". A mãe de Osama bin Laden dá entrevista pela primeira vez. Ao Guardian, ela diz que o filho era um "bom menino" e foi vítima de influências, de más companhias e de "lavagem cerebral" em "cultos". Alia Ghanem mora na Arábia Saudita, país onde bin Laden nasceu e de onde partiram 15 dos 19 terroristas que participaram dos atentados de 11 de setembro. Mama Laden não fala sobre as ações jihadistas do seu baby.

* O mundo está negativado no cheque especial ambiental. A Global Footprint Network informa que a humanidade consumiu até ontem a soma de recursos naturais previstas para todo o ano de 2018. Sobre essa notícia, a Sputnik Brasil entrevistou o ambientalista Mario Mantovani, diretor de Políticas Públicas da Fundação SOS Mata Atlântica, que atribui esse esgotamento de recursos ao padrão de consumo. Mantovani alerta: "Um presidente Trump nos EUA e até um Bolsonaro no Brasil falando em romper com a questão do clima vai ser o grande desafio do momento. É necessário manter essa unidade em torno desse objetivo. Afinal nós estamos falando do limite da Terra, não é um país ou outro que vai definir isso, é o conjunto".



3 comentários:

Lourival de Caxias disse...

Padre Jojô era um sábio e fez escola no jornalismo, kkkkkkkkkkkkkkkk

Japa disse...

É isso aí, a vida não tá fácil nem pra Jesus. Vai acabar demitido por não dar audiência

J.A.Barros disse...

Toda mãe acha que o seu filho nunca erra e ao errar é porque foi influenciado pelas más companhias.