sábado, 18 de agosto de 2018

Seleção Brasileira; Tite sendo Tite...

por Niko Bolontrin 

Se ainda existisse videocassete, a entrevista coletiva da CBF, quando foi anunciada a convocação para os dois próximos amistosos de categoria duvidosa (El Salvador e Estados Unidos), mostraria Tite apertando a tecla rebobinar. Pelo menos, em relação ao vocabulário típico de apostilas de "auto-ajuda".

Tite falou sobre o fiasco na Copa. "Faltou mais equilíbrio", disse ele. "Equilíbrio", no caso, diz absolutamente nada ou pode significar tudo e mais alguma coisa. Nenhum repórter pediu que ele exemplificasse o que diabos foi aquilo que aconteceu na Rússia. Nem perguntou porque ele esperou dois meses para sacar Jesus do time (o jogador do Manchester City não foi convocado), entre outras mudanças adiadas até se consumar o desastre.

Quando justifica convocações, Tite sempre encaixa um "fulano está jogando em alto nível", cicraninho está em fase de "alto nível". Pelo visto, reconheceu que Jesus não está. Na última coletiva, ele também usou a abusou da palavra "oportunidade", outro verbete de aujo-ajuda que é multiuso.

Tite admitiu que o treinador da Bélgica, Roberto Martinez, foi ao vestiário após a eliminação da seleção pentacampeã e, como consolo, lhe disse que o Brasil "jogou melhor". Tite acreditou. Mas em entrevista coletiva no dia 7 de julho, Martinez havia feito uma curiosa revelação. Uma conversa com um ex-treinador da seleção o ajudou a preparar a Bélgica para enfrentar o Brasil. O encontro foi proveitoso - disse ele - é o ajudou a orientar melhor sua equipe. Felipe Scolari, o Felipão, foi o  homem com quem Rodriguez bateu papo antes de encurralar a seleção do Canarinho azarado e nada "pistola'.

3 comentários:

Lourival de Caxias disse...

Acho que era melhor para a seleção e para o Tite a troca de treinador. Ele vai ficar sendo a bola da vez durante quatro anos. Esse amistosos agora são joguinhos vagabundos, mas se perder a Copa América ano que vem? A CBF vai segurar de novo e mesmo assim partir com ele para a eliminatórias da periferia do futebol mundial? Sim porque a América do Sul virou segunda divisão.

J.A.Barros disse...

Um técnico de Seleção – Tite – que escala para um jogo de Copa do Mundo, contra a Bélgica – dos melhores times desta Copa – um lateral esquerdo, Marcelo, sem condições físicas e saindo de uma contusão, pra jogar um mata–mata e ver esse lateral, sem pernas para correr contra o atacante belga, que o deixa lá atrás na corrida é triste, muito triste.

J.A.Barros disse...

E o Tite vai recomeçar a convocar jogadores durante 4 anos e não vai conseguir armar um time de Seleção, como não conseguiu nesta Copa de 2018.