terça-feira, 28 de agosto de 2018

Viu isso? É o "uber" financeiro. Sistema chinês de pagamentos móvel, que evita taxas extorsivas, está tirando o sono do cartel de banqueiros

Reprodução
O metrô de Londres exibe cartazes que começam a preocupar os carteis bancários mundiais.

A chinesa Alibaba desenvolveu uma plataforma de pagamentos móvel chamada Alipay que transfere valores de forma barata e fácil sem a intermediação e as altas taxas do sistema de cartões de crédito tradicional pagas por consumidores e lojistas.

A própria Alipay já não está sozinha no mercado. O novo ecossistema digital, que mescla mídia social e comércio, é também atendido pela WeChat Pay.

As duas plataformas já movimentam mais de 90% dos pagamento móveis chinesas e despontam como as mais valiosas do mundo. Banqueiros temem que a Amazon e o Facebook repliquem o sistema, o que seria um pesadelo ainda maior para as velhas corporações financeiras, que se tornariam tão obsoletas para o varejo como pontos de táxi desbancados pelo aplicativos de transporte.

A matéria está no site Truthdig.

O que incomoda o cartel financeiro é que os bancos entram nas transações apenas como lugar onde o usuário deposita o seu dinheiro, vinculando-o ao WeChat ou Alipay e fazendo retiradas eletrônicas comuns. "Com isso, o banco não recebe as altas taxas típicas de cartões de crédito", explica o Truthdig. Além disso, começam a ser implantados fundos de gestão próprios e até cooperativas ou comunidades onde os próprios usuários "carregam" o dinheiro que vão usar.

O Alipay foi criado em 2004 para permitir que milhões de clientes em potencial que não possuíssem cartões de crédito e débito comprassem no mercado on-line. O WeChat existe desde 2005. Mas só agora ambos se transformaram no principal meio de pagamento para os chineses e passaram a ambicionar alcance global. "Os consumidores podem pagar tudo com seus aplicativos móveis e podem fazer transações diretas de pessoa para pessoa. Todo mundo tem um código QR exclusivo e as transferências são gratuitas. Os usuários não precisam fazer login em um aplicativo de banco ou de pagamentos ao realizar transações. Eles simplesmente pressionam o botão "pagar" no aplicativo principal do ecossistema e seu código QR exclusivo é exibido para o comerciante digitalizar", resume o Truthdig.

A Amazon tem algo embrionário: um serviço relativamente novo chamado “Amazon Cash”, onde os consumidores podem usar um código de barras para carregar dinheiro em suas contas. Por enquanto, destinado apenas a quem não têm cartões bancários.

Quando ou se o sistema chegará ao Brasil, não é possível prever. O certo é que a famosa "bancada dos bancos" que reúne deputados que recebem financiamento eleitoral para serem os guardiões do sistema financeiro cartelizado vai ser convocada para mostrar serviço aos banqueiros e tentar barrar a nova economia.

Pode ser difícil impedir que a médio prazo o futuro atropele o lobby. Mas você conhece os podres poderes dos nossos "Odoricos", não duvide.

A matéria completa está no Truthdig, AQUI

Nenhum comentário: