quinta-feira, 14 de abril de 2016

Vai ter Zumbilândia?

por Omelete
Sou sou só eu quem acha ou as figuras da ditadura reocuparam a praça numa  macabra reedição da antológica cena dos mortos-vivos de "Incidente em Anatares", de Érico Veríssimo?

Primeiro, Delfim Neto, o ministro dos governo militares que autografou o AI-5, passou ser convidado frequente dos principais programas de entrevistas na TV aberta e nos canais por assinatura. Virou o oráculo em economia divinatória. Tanto assim, que Delfim é uma dos redatores do programa de governo do PMDB,  "Uma Ponte para o Futuro", que reedita o pega-pra-capar da ditadura em relação aos direitos sociais dos trabalhadores.

Moreira Franco, ex-deputado da Arena, prefeito biônico de Niterói, na ditadura, mas com maleabilidade suficiente para integrar o governo Dilma Rousseff, é agora o conselheiro e marqueteiro da chapa Michel Temer-Eduardo Cunha.

Até Francisco Dorneles, secretário da Receita no regime militar, reapareceu por conta do afastamento de Pezão do governo do Estado do Rio de Janeiro. Como vice, assumiu e já disse a que veio: suspendeu até maio pagamento dos aposentados e proibiu manifestação na Praia de Copacabana, no próximo domingo, de grupos contrários ao golpe. A Av.Atlântica será dos golpistas. Quem quiser apoiar a passeata 'subversiva" a favor de Dilma deverá ir, talvez, para o Centro da cidade.

Paulo Maluf, político da Arena, durante a ditadura, ex-presidente da Caixa Econômica Federal, es-prefeito nomeado, ex-governador biônico de São Paulo, declarou seu apoio ao golpe. Coincidentemente, voltou a ter espaço na mídia, foi entrevistado por canais de TV e teve o prazer de ver noticiada nos jornais, com destaque, a decisão da Interpol que tirou o seu do político da lista dos impedidos de viajar para vários países.

Não sei se é pesadelo ou delírio febril, mas recebi nas ruas um adesivo "povo limpo é povo desenvolvido", o balconista da padaria me perguntou onde pode matricular o filho no Mobral, aqui na rua passou um carro de som tocando Don e Ravel, ouvi falar que o PMDB, ao assumir, vai pedir ao povo que doe ouro para o bem do Brasil e vi um cartaz de "procura-se" com uma porção de retrato 3x4, mas quando cheguei perto era apenas a capa de um revista que 'denunciava" deputados que prometeram votar contra o impeachment ou estavam indecisos.

Em todo caso, anotei na agenda os endereços de algumas embaixadas caso precise pular um muro.

É que passou por mim uma mulher que nem devia ser nascida nos anos de chumbo mas usava uma camisa amarela com um slogan em verde: "Brasil, ame-o ou deixe-o!"  Talvez ela tenha tirado a camisa do armário do avô. Talvez nem tenha se ligado no sentido da frase.

Mas e se não for? E se a tal camisa entrar na moda na próxima estação?

Atualização - O Secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, havia autorizado as duas manifestações em Copacabana, no domingo, dia 17, em horários diferentes. o governador em exercício Francisco Dorneles vetou e teria permitido apenas o ato dos coxinhas. O jornal O Dia informa hoje, 15/4, que a passeata dos golpistas e a manifestação antigolpe voltaram a ser autorizadas na Av Atlântica, em horários e trechos diferentes.

Um comentário:

Wilson disse...

Esse entulhos da ditadura estão sempre atuando. Países como Argentina, Chile e Uruguai enquadraram sujeitos desse tipo, os colaboradores das ditaduras, aqui são exaltados pela midia que foi parceira deles no autoritarismo Infelizmente, estão às vésperas de voltar ao pode para infelicidade do povo