terça-feira, 12 de abril de 2016

Um defunto, um cassado, um golpe: todos os caminhos levam o PMDB à Presidência da República. Menos o voto direto do brasileiros...

por Flávio Sépia
O PMDB jamais elegeu um presidente pelo voto direto. Em 1985, Tancredo Neves, do PP (depois incorporado pelo PMDB)  foi "eleito" na vergonhosa cenografia do colégio eleitoral da ditadura.

Tancredo morreu e José Sarney, do PMDB, foi para o Planalto segurando a alça de um caixão. Talvez por isso seu governo tenha sido tão tétrico.

Eleito em 1989 pelo PRN, Collor foi alvo de processo de impeachment (no caso, com provas reais, como o famoso cheque assinado para compra do Fiat Elba que o ligou ao esquema do PC Farias) e renunciou. O PMDB chegou à presidência com o vice Itamar Franco.

A partir daí, o partido passou a simular "oposição" frente a alguns presidentes, como FHC e Lula, para logo aderir às "bases aliadas" dos ditos cujos. O cinismo político do PMDB leva o partido a deixar convenientemente e sempre um pé na "situação" e outro na "oposição". Assim, emplacou ministros de FHC a Dilma, apoiou Geraldo Alckmin quando este foi candidato derrotado a presidente, para logo garantir lugar no ministério do vencedor e, agora, deixa oficialmente o governo Dilma, embora fique com alguns representantes "independentes' no primeiro escalão.

Se Dilma cair, o PMDB chegará ao governo com, pela primeira vez, todas as fichas do jogo. Terá Michel Temer na presidência, Eduardo Cunha será o vice-presidente em caso de ausência do titular e permanecerá como presidente da Câmara; Renan Calheiros preside o Senado.

A chapa Michel Temer-Eduardo Cunha assume no embalo de um golpe.

Para um partido que uma vez chegou ao poder coligado com um defunto, não custa abater a democracia.

2 comentários:

Corrêa disse...

Tudo a mesma laia. Culpa do povo que vota nesse partido que tem um monte de depuotado, senador, pregeito etc.

Wilson disse...

Os babacas que batem palma pro golpe vão se arrepender quanto o PMDB botar em prática o tal plano econômico que acaba com reajustes garantidos de salário e aposentadorias e programas sociais. Quero só ver a cara dos imbecis que não são milionários e aprovam o golpe