sexta-feira, 29 de abril de 2016

Estudo revela detalhes do faturamento publicitário da mídia em 2015

A Kandar Ibope Mídia acaba de lançar um detalhado relatório sobre o comportamento do mercado publicitário em 2015. Confira alguns tópicos: 

* O volume de verbas aplicadas na mídia em geral cresceu em 9% em relação a 2014, alcançaNdo R$ 132 bi, mas descontada a inflação registrou-se uma retração de 0,9%. Mesmo assim, um desempenho acima da totalidade da economia do país.

* TV e TV paga ficaram com 70% dessas verbas, patamar semelhante ao ano anterior.

* O meio Jornal perdeu 15% das verbas publicitárias em relação ao ano anterior.

* O meio Revista perdeu 5% dos anúncios.

* O meio Rádio cresceu 2% em 2015.

* O meio Cinema foi o que mais cresceu: 37%.

* O meio digital com um faturamento de R$8,7 bi alcança 7% do bolo total de R$132 bi em 2015. Como a metodologia da pesquisa foi mudada não é possível comparar 2015 com 2014. Mas o estudo considera expressivo os números do meio. Revistas, por exemplo, alcançaram no ano passado um total de R$ 5,3 bi. O meio Jornal, que faturou R$16,8 bi.

* Apesar da crise, vários setores aumentaram seus investimentos em publicidade. Entres estes, varejo, produtos farmacêuticos, alimentação, mercado financeiro e seguros, serviços ao consumidor, segmentos de cultura, esporte, lazer e turismo.

* Diminuíram suas verbas publicitárias: setores de veículos, combustíveis, bebidas, higiene pessoal e beleza, mercado imobiliário.

VEJA O RELATÓRIO COMPLETO DO KANDAR IBOPE MÍDIA, CLIQUE AQUI

Nenhum comentário: