A Kandar Ibope Mídia acaba de lançar um detalhado relatório sobre o comportamento do mercado publicitário em 2015. Confira alguns tópicos:
* O volume de verbas aplicadas na mídia em geral cresceu em 9% em relação a 2014, alcançaNdo R$ 132 bi, mas descontada a inflação registrou-se uma retração de 0,9%. Mesmo assim, um desempenho acima da totalidade da economia do país.
* TV e TV paga ficaram com 70% dessas verbas, patamar semelhante ao ano anterior.
* O meio Jornal perdeu 15% das verbas publicitárias em relação ao ano anterior.
* O meio Revista perdeu 5% dos anúncios.
* O meio Rádio cresceu 2% em 2015.
* O meio Cinema foi o que mais cresceu: 37%.
* O meio digital com um faturamento de R$8,7 bi alcança 7% do bolo total de R$132 bi em 2015. Como a metodologia da pesquisa foi mudada não é possível comparar 2015 com 2014. Mas o estudo considera expressivo os números do meio. Revistas, por exemplo, alcançaram no ano passado um total de R$ 5,3 bi. O meio Jornal, que faturou R$16,8 bi.
* Apesar da crise, vários setores aumentaram seus investimentos em publicidade. Entres estes, varejo, produtos farmacêuticos, alimentação, mercado financeiro e seguros, serviços ao consumidor, segmentos de cultura, esporte, lazer e turismo.
* Diminuíram suas verbas publicitárias: setores de veículos, combustíveis, bebidas, higiene pessoal e beleza, mercado imobiliário.
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Jornalismo, mídia social, TV, streaming, opinião, humor, variedades, publicidade, fotografia, cultura e memórias da imprensa. ANO XVI. E, desde junho de 2009, um espaço coletivo para opiniões diversas e expansão on line do livro "Aconteceu na Manchete, as histórias que ninguém contou", com casos e fotos dos bastidores das redações. Opiniões veiculadas e assinadas são de responsabilidade dos seus autores. Este blog não veicula material jornalístico gerado por inteligência artificial.
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