quarta-feira, 15 de julho de 2015

"Tolices": a "análise" de Milton Neves sobre Pan 2015...

por Flávio Sépia
Certos cronistas esportivos brasileiros podem acabar perdendo o emprego por não ter o que comentar. No caso do futebol, muitos detonam todos os campeonatos, com exceção, talvez, da Libertadores e do Brasileirão. O resto, por eles, não deveria existir. Copa do Brasil só atrapalha, dizem (há quem defenda só a fase final), campeonatos regionais eles abominam, Sul-Americana idem. Recentemente, um deles escreveu que a Copa América "vale nada". Outro dia, um outro minimizou a importância das copas sub-20, sub-17 etc. Para eles, só servem para atrapalhar os clubes que têm seus jovens talentos convocados. A medalha de ouro do futebol em Olimpíada, aquela que o Brasil jamais ganhou, também não tem importância, garantem. A rapaziada anda com problemas, pessimista, de mau humor ou deprê, remédio errado, sei lá. Não estou falando do nível dos jogos de futebol, que anda baixo mesmo, mas da percepção de que são desprezíveis os torneios que mantêm clubes e seleções em atividade. A Europa deve estar errada ao dar importância ao sub-20, por exemplo, a ponto de promover um Eurocopa da categoria, cujas eliminatórias estão sendo jogadas agora. Por ter o descrédito como tese, tais cronistas se surpreendem às vezes com o apoio da torcida, que gosta de ver bola rolando, a torneios como a Copa Nordeste que lotou estádios no ano passado ou mesmo em jogos mais concorridos dos campeonatos que abominam.
O mais recente discurso a desvalorizar um evento esportivo é do jornalista Milton Neves. Ele afirmou que as medalhas de ouro dos Jogos Pan-Americanos são "ouro de tolo". Há uma certa arrogância, no mínimo, em julgamento tão apressado e débil. Para ele, presume-se, o "tolo" Pan deveria acabar e restaria apenas a Olimpíada. Não sei a opinião do sujeito sobre campeonatos sul-americanos de natação, judô, atletismo, mas deve ser ainda mais negativa.
Sem falar no desrespeito aos atletas que treinam durante meses para participar do evento apenas, segundo tal raciocínio, por inacreditável "tolice". Milton Neves não sabe mas o Pan é importantíssimo para os atletas olímpicos brasileiros. Pode perguntar a qualquer treinador. Valem a vivência e a experiência reais em uma competição internacional, especialmente para os atletas que vão participar pela primeira vez de uma Olimpíada.
Abaixo, em destaque, algumas frases lapidares de Milton Neves e os comentários deste escriba.

"Em Jogos Pan-Americanos, medalha de ouro é ouro de tolo"
- Tola é frase. Competição com regras olímpicas, o Pan historicamente faz parte da preparação dos atletas para Olimpíadas. Basta perguntar a qualquer treinador.

"Cada medalha de ouro no Pan representa 10º, 11º ou 12º lugar em Jogos Olímpicos"
- Não sempre é verdade. A natação registrou ontem pelo menos um tempo que seria o 6° nos Jogos de Londres. Há outros exemplos em edições dos Pan. Sem falar, no ouro do Arthur Zanetti e nas vitórias do judô.

"O apoio no Brasil é dado apenas para três modalidades: futebol masculino, futebol masculino e futebol masculino!"
- Não é uma verdade absoluta. Banco do Brasil, Correio, Caixa, Petrobras e Eletrobras patrocinam há anos esportes olímpicos. Vôlei, ginástica, atletismo, natação estão aí para confirmar. Falta, nisso o cronistas tem razão, mais apoio privado, especialmente aos atletas que estão se formando. Normalmente, as marcas privadas querem se associar apenas aos atletas consagrados.

"Mas, insisto, vencer Jogos Pan-Americanos é como um clube de futebol conquistar um campeonato regional".
- O comentário acima já é menos ofensivo aos atletas. O nome diz que o Pan é regional, de um continente. Grandes potências olímpicas, como China, Rússia, Inglaterra, Austrália, por óbvio, não estão em Toronto. Os Estados Unidos não comparecem como o peso dos seus atletas. Mas levam ao Pan muitos jovens talentos que estão na disputa por índices para as próximas Olimpíadas. Bom ressaltar, contudo, que nem sempre americanos aparecem com força total mesmo nos mundiais das categorias. Seus atletas se dedicam muito aos meetings patrocinados e aos campeonatos universitários e profissionais internos.

"Enquanto a Olimpíada seria uma Liga dos Campeões"
- Este é um raciocínio digamos simplório de alguns cronistas em relação a certo torneios que consideram "menores". Então o futebol deveria ter apenas a Liga dos Campeões? Qualquer coisa menos do que isso é "ouro de tolo?"
Resumindo: o Comitê Olímpico do Brasil deveria mandar imprimir a "análise" de Milton Neves e mandar colar nos vestiários das competições. Tenho certeza de que os atletas, os "tolos", transformariam indignação em motivação para responder nas quadras, piscinas, campos, tatames e pistas ao comentário infeliz e equivalente, mais ou menos, a um torcedor achar que comentaristas que não estão na Globo, a campeã de audiência, são "regionais" e devem merecer apenas o "ouro de tolo" da mídia esportiva. Quando qualquer um sabe que há excelentes cronistas fora da Vênus Platinada...




8 comentários:

Caio disse...

Essa opinião de Milton Neves é ridícula. Atletas como Zanetti e o pessoal da natação já falaram como foram importantes os Pan de Guadalajar e do Rio para suas experiências e crescimento técnco. Falou besteira o cara aío.

Ludmila disse...

Só pode ser recalque

Rick disse...

Vários tempos dos nadadores brasileiros no PAN 2015 estão entre os dez melhores do mundo inluindo aí as potências esportivas europeias. Mas o tal cronista não deve nem saber disso. São marcas importantes para qualquer país. É um otário esse cara.

Wedner disse...

Avisa a ele que no ciclismo por exemplo tem medalhista olimpico em Londres competindo. E na natacao já foi marcado 3° tempo do mundo. Só pra deixar clara a ignorancia

Rafael disse...

Não sabe nada. Tem prova que concorreu atleta com seis ou sete medalhas de Olimpiada. Como pode esse sujeito se jornalista esportivo?

Mateus disse...

Não é so esse Milton Neves, jornalistas são pessoas doentes, problemáticos. no caso do Pan ficam bolando de onde tirar a notícia baixo astral. Claro que o Pan é menor do que Olimpiada seus otários. Um tem drca de 40 paises e a outra quase 200. O Brasil ficou em 22 lugar com 3 ouros, 5 prata e 9 bronze. Na frente dele só potencias do esporte. e vários paises da Europa atrás. Dá pra melhorar mas nãso é essa merda que é a cabeça de jornalistas.

Mateus disse...

Não é so esse Milton Neves, jornalistas são pessoas doentes, problemáticos. no caso do Pan ficam bolando de onde tirar a notícia baixo astral. Claro que o Pan é menor do que Olimpiada seus otários. Um tem drca de 40 paises e a outra quase 200. O Brasil ficou em 22 lugar com 3 ouros, 5 prata e 9 bronze. Na frente dele só potencias do esporte. e vários paises da Europa atrás. Dá pra melhorar mas nãso é essa merda que é a cabeça de jornalistas.

Côrtes disse...

Milton Neves tem razão, esse esse Pan aí não vale nada, é coisa de petista. E a Olimpíada também vai ser uma merda, essa herança desse partido de merda. Espero que os militares voltem antes.