quinta-feira, 9 de julho de 2015

Bolsa chinesa cai por uma boa causa e mídia ocidental chama de "crise" intervenção do governo no mercado especulador

Você está lendo nos jornais hoje sobre uma suposta "crise" na China. Especuladores em todo o mundo se "alarmaram". E a mídia conta apenas uma parte do caso. Jornais independentes da Europa e da Ásia revelam hoje mais detalhes nas suas versões digitais: o governo deteve uma ameaça de "bolha financeira" estimulada por capitais estrangeiros, daí a grita geral. A China proibiu a venda de ações a grandes investidores, os tais que aportam e retiram capital ao pressionar uma tecla. O tráfico de "investimentos' está na raiz na atual crise financeira que aperta as contas de muitos países. Depois da criminosa "bolha" que estourou o sistema financeiro americano e contaminou o mundo, falou-se muito em regular o mercado. Claro que, passado o pânico, nada mudou. Já a China detectou nas últimas semana o que chamou de transações irracionais de ações e agiu rápido. E vai injetar dinheiro no sistema visando proteger seus 90 milhões de pequenos investidores, o que vem a ser quase 80% do seu mercado de capitais. Ao mesmo tempo, precavendo-se contra uma eventual desvalorização da Bolsa (em função do golpe da "bolha" flagrado a tempo) vai cuidar da economia real ao injetar mais de 40 bilhões em obras públicas para incentivar o desenvolvimento. Aliás, um fato curioso aconteceu ontem também, no mesmo momento em que a China tomava suas providências e congelava transações. A Bolsa de NY estava em baixa quando uma pane suspeita nos computadores fechou o pregão por quatro horas. Vai ver, bastava reiniciar... O site do Wall Street Journal também saiu do ar... Há mais mistérios nessas "crises" do que se pode imaginar. A histeria dos analistas e colunistas foi de certa forma contida hoje mesmo ao se verificar alta na Bolsa chinesa tão logo as autoridade anunciaram que acionistas com mais de 5% de participação não poderiam vender ações nos próximos seis meses. Um freio providencial na ganância daqueles que não são exatamente investidores mas traficantes de dinheiro às custas do equilíbrio financeiro de muitos países. Taí o drama da Grécia. Só que a velha China tem uma muralha. E não é à toa.

3 comentários:

J.A.Barros disse...

A China construiu uma ferrovia de 2 mil quilômetros de Beijing a Lhasa no tibetum ferrovia que atravessou pântanos, rios, campos de pasto onde construia viadutos para não prejudicar os animais que ali pastavam, atravessou o Himalaia construindo túneis, onde os homens tinham de trabalhar com roupas especiais e e balas de oxigênio para poderem respirar e sobreviverem, que lhes 4 bilhões de dólares apenas e hoje essa linha de ferros funciona maravilhosamente até Lhasa numa gare esplendorosa, magnifica. Isso para mim é governo, é criatividade esse trem hoje se enche de turistas que passam a conhecer essa fantástica cidade Lhasa. Até parece o Brasil que queria construir uma linha férrea para trem bala para fazer S.Paulo Rio SãoPaulo por 40 bilhões de dólares num trecho de pouco mais de 450 quilômetros. Êta Brasil!!!

Wilson disse...

A China ontem agiu de novo e está deixando apavorados os traficantes de dinheiro. Abriu investigação policial para encontrar os sinais de manipulação ilegal do mercado. Coisa que o Brasil devia fazer e muita coisa seria descoberta.

Corrêa disse...

A China tem sabedoria e coragem para bptar a polícia nesse meio de especuladores que prejudicam país. Não não investidores são mesmo traficantes de dinheiro. O Brasil, com o apoio da imprensa, passa a mão na cabeça dessa corja de bandidos.