Jornalismo, mídia social, TV, streaming, opinião, humor, variedades, publicidade, fotografia, cultura e memórias da imprensa. ANO XVI. E, desde junho de 2009, um espaço coletivo para opiniões diversas e expansão on line do livro "Aconteceu na Manchete, as histórias que ninguém contou", com casos e fotos dos bastidores das redações. Opiniões veiculadas e assinadas são de responsabilidade dos seus autores. Este blog não veicula material jornalístico gerado por inteligência artificial.
quinta-feira, 9 de julho de 2015
O mercado dita preço... mas só se for o mais alto
Um lobby de grandes livrarias batalha pela lei do preço fixo de livros. É curioso isso. Os neoliberais sempre dizem que o "deus mercado" é quem deve estipular os preços. Mas, no caso dos livros, quando a internet e pequenas livrarias os oferecem a preços mais acessíveis, a turba lobista grita. O que eles pretendem é que o livro vendido no shopping de luxo a, digamos 50 reais, não possa ser oferecido por livreiro que monta seu negócio com menos custo a 40 reais. E não se permita à internet vendê-lo a 35 reais mais o custo da remessa. Essa é a lei do mercado que, quando interessa, eles querem implodir. Sem falar que as pequenas livrarias e a web atingem leitores de uma faixa popular que até se intimida ao entrar em megalivrarias onde os seguranças já pensam que é caso de "rolezinho".
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