Foto Gerson Fujiki-Embraer |
Foto FAB |
A Embraer apresentou ontem o avião de transporte desenvolvido pela empresa - o KC390 - destinado a substituir os históricos Hércules C-130, da FAB. A fábrica brasileira já recebeu pedidos de vários países também interessados em aposentar seus aviões de transporte. O Hércules ficou conhecido e até virou livro e filme por um fato políticos: foi, na época da ditadura, o avião, o de número 56 gravado na fuselagem, que transportou para o exílio, em 1969, o grupo de guerrilheiros que ganhou a liberdade em troca da libertação do embaixador americano Charles Elbrick, que havia sido sequestrado por militantes em luta contra o governo militar. Em tempos mais pacíficos, o Hércules participou de dezenas de missões de ajuda a populações vítimas de catástrofes, levando alimentos e remédios, no Brasil e no exterior. Os repórteres e fotógrafos da Manchete pegavam carona no velho C-130, muitas vezes, a caminho da Amazônia. E acompanharam alguns vôos de socorro, como por ocasião de um terremoto no México e em missões à África e à Antártida.
2 comentários:
Agora eu pergunto: A EMBRAER é uma empresa estatal? Ou é uma empresa de capital privado?. Pode até ter capital de Fundos mas praticamente sua administração é privada seguindo os cânones do mercado. á imaginou se a EMBRAER fosse uma estatal como a Petrobras, cheia de diretores como Paulo Carneiro da Costa, alimentando o PT com milhões de dólares nos contratos e licitações nas montagens de aviões? Dessa grana o PT não confisca.
Tá na hora de lotar um avião desses e mandar uma porção de petralhas embora. Quem sabe já nessa próxima segunda-feira?
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