segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Cinema argentino


"Um Conto Chinês": Ignacio Huang e Ricardo Darín. Foto: Divulgação
por Lenira Alcure
O que o cinema argentino tem, que o nosso não tem? Fui ver ‘Um Conto Chinês’, produção hispano-argentina com Ricardo Darín, no papel do solteirão que esconde, sob a capa de ranzinza, um autêntico sentimental. Darín é o Gerard Depardieu da Argentina, mais em forma e com olhos incríveis... Está em todas, quero dizer, em quase todos os bons filmes que nos chegam de lá. Não vou contar a história (quem quiser, que vá ao cinema), mas a narrativa prende, nos faz rir, emociona, seduz. Dizem que é baseada em fatos reais, pode ser, o real é geralmente extraordinário, como afirmava o nosso Nelson Rodrigues em suas crônicas da ‘Vida como ela É’. Me solidarizei com o personagem que tem o hobby de recortar páginas e páginas de jornais com notícias que até parecem absurdas. De um certo modo, embora sem o método dele, faço isso também (não apenas eu, mas muita gente aqui no Panis) e constato que o mais interessante no dia-a-dia é justamente o seu contrário, ou seja, o incrível que nos rodeia.
Voltando à comparação com a produção nacional: com honrosas exceções, a indústria brasileira de ficção (a realização de documentário é de ótima qualidade) não prima por bons argumentos fora dos padrões comédia ligeira ou até a neopornochanchada, agora levada a sério(?). No mesmo dia em que assisti a ‘Um Conto Chinês’, o trailer de um filme financiado pela Petrobras e pelo BNDEs exibia mais uma vez o submundinho safado, que entorpece a plateia brasileira, na TV e no cinema, com Big Brothers e assemelhados. Não sou contra o filme, há gosto para tudo, mas financiar para quê? O que é bom se sustenta, vide sucesso de ‘Cordel Encantado’, que pode (e deve) virar um bom filme de exportação. Não é preciso apoiar só ‘filme cabeça’ ( esses, até temos, desde os tempos imemoriais do Cinema Novo), mas de contar boas histórias usando a mágica do cinema. ‘Um Conto chinês’ é uma prova disso.

Um comentário:

Isabela disse...

A articulista tem um certa razão. Produções comerciais não devem receber verba pública. no Brasil, uma lei de reúncia fiscal como a Rouanet já é lamentavelmente transformada pelas empresas em fonte de renda para projetos de marketing nitidamente publicitários. O cinema brasileiro vive um bom momento com filmes vistos por milhões com os Tropa de Elite, filmes com temática espírita etc, mas falta um cinema de reflexão, que aprofunde nossa realidade e sentimentos. Normalmente, tais filmes tendem a atrair um público menor e, no caso, justificam um apoio estatal criterioso. É assim em todos os país.