sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Angélica grávida? Não. foi um hacker que invadiu mídia social de famosos e induziu sites a erro




A falsa notícia retirada de rede social e...



...e, direto na fonte, o desmentido de Huck.
por JJcomunic
Vários sites cairam na pegadinha do hacker. Muitos, na pressa de faturar o furo tão logo viram a "notícia" em facebooks ilustres, dispararam a nota sem checar. Era falsa a informação. Luciano Huck desmentiu oficialmente logo depois. Um hacker havia invadido a página da irmã da apresentadora. A "barriga" encerra uma lição. E vale para sites de vários segmentos, seja política, esporte, economia etc (sem esquecer que o portal de um importante jornal deu a falsa morte do ex-senador Romeu Tuma quase dois meses antes desta vir a acontecer de fato). A apuração ainda é um dos principais fundamentos do jornalismo. Confirmar, de preferência, com mais de uma fonte, idem. Beabá. A velocidade da internet só exige atenção maior nesse quesito. Ou o "mico" vai se multiplicar

4 comentários:

debarros disse...

É incrivel como uma simples notícia sobre uma artista de TV venha mexer com o mercado e a sociedade de uma maneira geral. Me causa espanto e raiva ao ler nos sites da Internet, que artista tal foi vista passeando na praia ou jantou com o seu novo namorado no restaurante tal. A artista de TV está grávida.Essa notícia faz mexer a Mídia e é o corre- corre de fotógrafos e repórteres atrás da tal artista para entrevistar e fotografar.
Essas notícias não são importantes e é em cima dela que a Mídia gasta alguns milhões de reais para divulgá-las.
"Angélica grávida". Uma notícia que abalou um país. Parece brincadeira mas é uma verdade.

JJcomunic disse...

O que a internet faz é levar a níveis universais a "conversas de vizinhos" de janela a janela. "Sabe que estava no açougue? Fulano e fulana, a mulher dele nem estava lá"; "Viu a roupa da Maroca na missa, falta de vergonha". É por aí. É o chamado jornalismo de entretenimento, com milhões de leitores, ou seja, tem público. Mas você não deixa de ter razão, há muita inutilidade e futilidade nessa cultura da fama que é hoje uma realidade do mercado aqui e lá fora. Mas,claro, deve ser feito com o mesmo critério do jornalismo tradicional.

Ludmila disse...

Falta de assunto no país, uma besteiras dessas vira notícia ainda por cima falsa

debarros disse...

Jornalismo vive de fofoca, mas a gravidez de uma artista não é fofoca é falta de assunto, como disse a Ludmila. Mas, outra vez o mas, como falta de assunto com o 4º Congresso do PT pegando fogo com a ressureição do cassado José Dirceu, o simplório ex-presidente dizendo que a Dilma vai se reeleita, quando o país e o mundo inteiro sabe que Ele é que vai ser o candidato, e o Rui Falcão declarando que o PT vai "enquadrar" a Mídia impressa, falada e televisiva.
Essas notícias dão uma boa fofoca ou não sei o que é jornalismo?