terça-feira, 13 de setembro de 2011

Há 31 anos, o dramático fim da TV Tupi. Um ano depois, há 30 anos, Adolpho Bloch assinava o contrato de concessão da Rede Manchete

por Gonça
Melhor contar isso em imagens. No You Tube, um grande agregador da memória jornalística, há cenas que narram, por si, os dois momentos. Um dos vídeos foi encontrado no lixo por um ex-funcionário da Tupi, que recuperou o material e postou o filme no You Tube. Trata-se da manifestãção dos trabalhadores da extinta emissora dos Diários Associados, quando, no velho prédio da Urca, ainda tentavam salvar seus empregos. Para quem trabalhou na revista Manchete, um detalhe: aí por volta de um minuto e 50 segundos de vídeo aparece o fotógrafo Frederico Mendes cobrindo o protesto.
Clique AQUI

Este registra a inauguração da TV Manchete. Antes, no dia 19 de agosto de 1981, há 30 anos, Adolpho Bloch recebera as concessões da rede.  Quase dois anos depois, em  5 de junho de 1983, a emissora entrou no ar.
Veja o vídeo inaugural. Clique AQUI  

No dia 8 de maio de 1999, depois de sucessivas e tumultuadas operações de venda e recompra, a  Manchete sai do ar e vira RedeTV, que apresenta sua programação em novembro do mesmo ano.
Clique AQUI

2 comentários:

debarros disse...

Muito bom esse trabalho. O Blog Panis cum Ovum está de parabens.

Lalcure disse...

Emocionante o video do fim da Tupi.Parabéns a quem resgatou essa fita e ao Panis por ampliar a sua divulgação.