quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Chacrinha ganha merecida homenagem com uma estátua de bronze

por Eli Halfoun
Demorou mas finalmente o pernambucano Abelardo Barbosa, o inesquecível e meu saudoso amigo Chacrinha, receberá a homenagem que merece do Rio de Janeiro, onde viveu e criou o personagem que fez história e escola na televisão. Está confirmada pelo prefeito Eduardo Paes para o próximo sábado, dia 6, a inauguração da estátua do Velho Guerreiro no Jardim Botânico. A data da festa foi escolhida porque nesse dia completam-se 20 anos de sua morte. A estátua de Chacrinha foi criada pelo cartunista Ique, tem 2,10 metros, é feita em bronze e poderá ser vista perto do antigo Teatro Fênix, da Globo, que foi o último palco das irreverentes estripulias do mais popular apresentador da televisão brasileira de todos os tempos. Essa não é a primeira homenagem que o Rio presta para Chacrinha: ele também é nome de rua (Rua Abelardo Chacrinha Barbosa) na Tijuca. Uma rua escondida e por isso mesmo pouco conhecida. Ao contrário do que certamente acontecerá com a merecida estátua.

Um comentário:

debarros disse...

E Chacrinha fo tão atacado, condenado, estigmatizado principalmente pela turma de "progressistas", que inclusive diziam que no seu programa alienava o povo.
Esse estigma persistiu até que alguem que não era "progressista" entendeu que Chacrinha era o gênio da Comunicação. Daí em diante tratados e mais tratados foram elaborados provando que ele não era um fator alienante, mas pelo contrário levava o povo abrir os olhos para a realidade política brasileira.
– Vocês querem querem bacalhau? e lá ia ele jogando bacalhau para a sua querida platéia.