terça-feira, 18 de agosto de 2009

'Abobrinhas' voadoras


Um instituto de pesquisas analisou o conteúdo dos twitters. Concluiu que até dão notícias, mas estas ainda perdem feio para autopromoção, inutilidades, bobagens e spam. Há frases assim: "agora estou fechando a janela do meu quarto", "agora estou andando em direção ao ponto do ônibus", "agora o meu interfone está tocando"... dão a impressão de que a qualquer momento vão teclar "agora estou indo para a pqp". Pensando bem, sites de celebridades, revistas e colunas especializadas em "famosos" há tempos já adotaram o estilo twitter e se amarram nesse "non sense". Quem já não leu por aí legendas bem "informativas" de fotos paparazzi, cheias de lugares-comuns, que anunciam como se fosse a coisa mais importante do mundo: "fulano passeia no Leblon"; "fulano e fulana põem a conversa em dia na orla carioca"; "em pleno calçadão, fulano e fulaninha curtem o sábado ensolarado"; "em clima caliente, fulaninho e fulaninha deixam uma pizzaria no Leblon após um tarde romântica"; e, pela milionésima vez, "Chico Buarque cuida da boa forma ao sol do calçadão do Leblon". Tudo bem, não devemos desprezar as novas formas de comunicação. Se existem é porque atraem audiências. Mas, é curioso, o twitter tem o poder de fazer com que jornalistas cinquentões de repente passem a escrever autênticos diários de adolescentes. "Obama está nesse momento tomando uma cerveja no gramado da Casa Branca, salute, presidente"; "Depois de um ponte-aérea, nada melhor do que um picolé na praia. É o que estou fazendo nesse momento em frente ao Marina Palace, mano"; "A turma da coluna está indócil: amanhã é sábado". Twitter (logotipo aí reproduzido) é, como se sabe, a expressão em inglês para o som que os pássaros fazem, algo como trinar, gorjear. Um significado apropriado.

6 comentários:

Eliane Furtado disse...

Hahahahhaha. Olá Panis, turma querida. Acho, até agora, o Twitter a maior besteira inventada na inter até agora. Ou então a gente ainda não descobriu por aqui sua real função. Eu estou lá, mas detesto. Só tenho um amigo jornalista seguidor.Um só. Inter é pior que coca. Tem que se tomar cuidado.

Jussara disse...

É que vocês estão "seguindo" as pessoas erradas. No mês passado eu fiquei sabendo que a Bruna Surfistinha descobriu que estava com hemorróidas! Como pude viver tanto tempo sem essa informação???? Façam uma reavaliação. O Twitter é ótimo!!!!
;-)

Maria Alice disse...

Eu também entrei. Não sei pra que, mas .... também acho uma bobagem, não tenho o menor saco pra essas coisas, o que mais me espanta é que as celebridades que estão lá brigam tanto por sua privacidade e vivem dizendo tudo o que estão fazendo, realmente, não dá pra entender ...

A.B.Dias disse...

é um besteirol só, mas concordo que é uma nova forma de comunicação, também poderá ser usada com intelegiência

Valéria Martins disse...

Péra aí, é um instrumento interessante. Tem que explorar. Tem gente escrevendo livros no twitter. Tem gente escrevendo mini-contos. É interessante, sim!

Bjs

Omelete disse...

isso,Valéria, eu também acho, comentei que não se deve desprezar uma forma de comunicação que atrais milhões de pessoas. E concordo que deve ser explorada. Mas que o besteirol rola solto, isso não se pode negar, rsrsrs.