domingo, 2 de agosto de 2009

Fiscais do Sarney



Essa é prá quem tem mais de 30 anos. A revista Fatos que foi para as bancas no dia 17 de março de 1986, dirigida por Carlos Heitor Cony e diagramada pelo amigo e diretor de arte J.A.Barros, atuante neste blog, mostrava na capa Dilson Funaro, João Sayad e Almir Pazzianotto: a trinca do Plano Cruzado. Mas quero falar aqui de um pequeno detalhe que a mesma capa trazia. No canto direito, embaixo, estava lá um adesivo para os brasileiros colarem no peito. Em letras pretas, com uma tarja verde e amarela, o selo apregoava: Fiscal do Sarney. Eram tempos do Plano Cruzado e dias de euforia e tensão. Repórteres da revista, como Maria Alice Mariano, também do Panis, corriam às ruas para cobrir a reação do povo que obviamente apoioava um plano que pretendia combater a inflação. Pesquisa indicavam 90% de apoio às decisões adotadas. Era Sarney, como Hosana, nas alturas. Mas adiante, as prateleiras ficaram vazias, a euforia passou e ficou claro que os salários dos trabalhadores seriam ainda mais achatados. Mas enquanto o "sonho" da inflação zero não virou pesadelo, o bigodudo Sarney surfou na popularidade. E tinha os seus fiscais, vigilantes, ameaçando quebrar supermercados e lanchonetes que tentavam burlar o congelamento de preços. Pouco mais de 23 anos depois, chegou a hora de tirar da gaveta o adesivo, o termo e a função de Fiscal do Sarney, como sugere a revista Época desta semana. Taí o adesivo. Na época, muitos eram Fiscais do Sarney, pena que não fiscalizaram o Sarney.
É isso aí, fique de olho no do bigode mas preste muita atenção no Lula, no Serra, no Aécio, na Dilma, no Arthur Virgilio, no Agripino Maia, no Jereissati, no FHC, no ACM Neto, no Ciro, no Jarbas Vasconcelos, no Cesar Maia etc etc, esses e tantos de uma longa lista que pedirão votos ou pretendem ser votados nas próximas eleições. Nas reproduções das páginas da revista Fatos, os aumentos de preços que em pleno congelamento do Plano Cruzado viram caso de polícia e o selo de fiscal do Sarney.

3 comentários:

A.B.Dias disse...

Tenho 45 anos, me lembro dessa falsa esperança que enganou o povo brasileiro. E são sempre os mesmos, não é? Torço para que os brasileiros de todas as gerações usem melhor sua única arma - o voto - e não reconduzam à Câmara, ao Senado, às Assembléias e às Câmaras de Vereadores esses senhores que há anos usam e abusam dos municípios, estados e federação. É simples: não reeleja ninguém, só vote em quem nunca teve mandato. Se não resolver, será pelo menos uma nova chance. Com esses que estão aí, todos, não dá mais.

Maria Alice disse...

Se todos os brasileiros pensarem com você a.b. dias, acho que teremos uma nova chance de acabar com essa bandalheira.

Otávio Maneco disse...

qual é a surpresa, esses caras faem isso há décadas, por que dão notícia agoro como se fosse novidade? A culpa é do Lula. Porra , nãso venham com hipocrisia. O Renan Calheiros foi Ministro da Justiça do Fernando Henrique. Brincadeira...