sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Foto Manchete em O Globo


A famosa foto Mil do Pelé, da Manchete, publicada no Caderno de Esportes do Globo com crédito da Keystone e a retificação do jornal
por Gonça
O Globo está publicando uma ótima série de autoria do jornalista João Máximo sobre os 70 anos de Pelé. Para se ter um ideia da importância do acervo fotográfico da extinta Bloch (que, alíás, foi vendido em leilão mas não se conhece ainda o comprador, suas intenções e principalmente o destino de milhões de cromos, negativos e reproduções históricas), o Globo tem utilizado reproduções de imagens feitas pelo famoso time de fotógrafos da revista, que acompanhou o futebol brasileiro desde os anos 50. Na abertura da série foi publicada a premiada foto de Orlando Abrunhosa que mostra a "pirâmide" de  Pelé, Tostão e Jairzinho na Copa de 70; na edição de quarta-feira (20), a capa do caderno de Esportes do Globo foi ilustrada com uma foto do Pelé, na Vila Belmiro (e não no Maracanã como o Globo diz), com bolas enfileiradas no gramado em forma de número 1000. O Globo creditou como sendo da Keystone. No mesmo caderno, edição de sexta (22), o jornal publicou  em nota devida retificação: "A foto de Pelé com o número mil formado por bolas, publicada anteontem, foi produzida para a revista Manchete. Ela foi feita pelo fotógrafo Mituo Shiguihara, na Vila Belmiro, por iniciativa do diretor de redação da época, Zevi Ghivelder".

2 comentários:

Sergio Jorge disse...

Duvidas do fotog. Sergio Jorge Manchete SPO Rf. 1000 e PELÉ.???

Meu caro Sergio Jorge,
queira perdoar a demora, custei a conseguir um tempo para responder com calma.
Fico honrado pela sua atenção com o blog e contente com a correção que faz da história da sua foto, é coisa fundamental.
Vc deve ter notado que fiz um texto totalmente baseado em afirmações alheias, que não cheguei a pesquisar profundamente o assunto. Este, aliás, é o padrão do blog, que considera justamente as repercussões (e, daí, o valor histórico) das fotos, e se interessa especialmente pelas relações entre as fotografias (no caso, um panorama das fotos do Pelé).
Este foi um caso marcante pq, como explico no texto, o jornal O Globo publicou a foto dando crédito para a Keystone, e isto já é uma situação estranha, que merece ser questionada, como vc mesmo diz que pretende fazer. E logo em seguida, um dia ou dois depois, registrou a reclamação, aparentemente vinda do Zevi Ghivelder, que cita o Mituo como autor. Vc pode ver a nota do jornal no blog de ex-jornalistas da Bloch, chamado Panis cum Ovum, no link http://paniscumovum.blogspot.com/2010/10/foto-manchete-em-o-globo.html
Acho, inclusive, que seria interessante para vc informar ao José Esmeraldo, que é um dos editores do blog (ou eu posso fazer isto por vc, caso queira), que acredito que publicará sua informação.
A partir dela, fiquei interessado em voltar ao assunto no blog, falar sobre outros aspectos relativos a direitos autorais etc, e publicar a sua correção, o que pretendo fazer nos próximos dias, utilizando inclusive a sua msg (ou trechos) nesta nova postagem do blog.
Esta questão de direitos (autoral, patrimonial e tb de imagem) é um emaranhado. Não sou nenhum especialista, mas não tem jeito: toda hora alguém levanta o assunto, tenho conversado continuamente sobre isto...
Abs,
Aguinaldo Ramos





Em 11 de julho de 2011 13:41, Sergio Jorge escreveu:

Caro Araujo. Ontem dia 10/07/2011, vi o site que apresenta fotos de antigos colegas e amigos ai do Rio. Fiquei muito surpreso com a primeira foto que mostra (1000 e Pelé)... ESTÁ TUDO ERRADO.... A * bolação * da foto foi feita por mim, fotografo Sergio Jorge e o repórter Durval Ferreira. A referida foto ali mostrada, ilustraria uma futura matéria para a revista MANCHETE e FATOS & FOTOS, dias antes do jogo,que ai sim seria marcado o milésimo gol.

Posso dizer que ninguém da redação do Rio, como diz em seu texto , Zevi e outros, participaram dessa historia, e também o ex colega já falecido Mituio Shiguihara que nada tem a ver com a foto. QUERO AGORA Contar a verdadeira história, dizendo que levamos uma Kombi/works cheia com as bolas , eram 347, e que no final das variadas fotos feitas com minha Hassenlblad e obj. 250mm do alto da marquise. Ao entrar em campo,para iniciar o treino os outros jogadores do Santos; ai junto com Pelé , desmancharam o arranjo e todos chutaram as 347 bolas para o publico que estavam nas arquibancadas. Perdemos as bolas, tivemos que fazer um arranjo com a fabrica de bolas DRIBLE , pagando o valor das bolas em permuta com uma pagina de Manchete, ai sim o Zevy e o Niskier participaram no acerto da permuta.. ,Sei que todo bom material fotográfico ,produzido pelos fotógrafos eram vendidos ou trocado com agencias fotográficas mundiais e os fotógrafos (ficavam à ver navios????, pelos seus direitos autorais.) Como sempre, questionava o Jakito. Quero agora também questionar com relação a agencia Keys tone. Vou brigar por meus direitos. Gostaria agora que você estar ao par da verdadeira historia e autor, corrigisse tudo quilo que foi escrito sobre a foto *1000 do PELÉ* (Eu fui o ganhador do Primeiro P. ESSO de Fotografia l960)

Fico aguardando uma sua resposta. Muito grato e braços deste novo amigo. Fotografo.... Sergio Jorge. Tel 011/38844601.




--
Aguinaldo Araújo Ramos

A Foto Histórica (e suas histórias) no Brasil > http://www.afotohistoricanobrasil.blogspot.com/
A História bem na Foto > http://www.ahistoriabemnafoto.blogspot.com/

Administrador disse...

O blog agradece a correção e esclarece que reproduziu e registrou a foto e a retificação publicadas no jornal o Globo em um post que exemplificava a importância do Arquivo Fotográfico que pertenceu às reivistas Manchete, Fatos $ Fotos,Amiga, Desfile, EleEla e outras publicações da editora que foi à falência em 2000. E acrescenta que considera justa e legítima a luta dos fotógrafos para localizar e ajudar a preservar um acervo que de grande importância para a cultura e o jornalismo brasileiros.