quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Fotomemória da redação: por falar em Pelé...

 


Capa da Manchete, 1980. Foto de Sérgio de Souza

por José Esmeraldo Gonçalves 

Os arquivos desaparecidos da Manchete guardam milhares de fotos de Pelé. Uma rápida pesquisa mostra que o nome Pelé foi citado na revista mais de 10 mil vezes, sem contar outras publicações da Bloch, como Fatos & Fotos, Amiga, EleEle, Manchete Esportiva. 

Manchete acompanhou a carreira e a vida do jogador desde os seus primeiros dias no Santos Futebol Clube, passando pelas quatro Copas do Mundo que ele disputou e a conclusão da trajetória no Cosmos, de Nova York. 

Reprodução/Manchete Esportiva/1959.

Pelé parou com a bola, mas a Manchete não deixou de acompanhá-lo até o ano 2000, quando a Bloch Editores faliu. Em 1959, a Manchete Esportiva publicou uma edição especial com uma fotonovela sobre a vida de Pelé, estrelada pelo próprio jogador e sua família. Vai ver foi nesse momento que inventaram o reality show. A fotonovela mostrava o craque, já campeão do mundo, fotografado passo a passo com a família nos lugares de referência da sua vida real. O script era de Benedito Ruy Barbosa. Fotos de José Castro feitas em Bauru e Santos. No elenco, além do próprio Pelé, estão Dondinho, o pai, Dona Celeste, a mãe, Lula, seu treinador, entre outros..

A capa acima é de 1980. Pelé completava 40 anos e, durante uma reunião de pauta, Célio Lyra, diretor de Serviços Editoriais, sugeriu uma capa com Pelé, recém-divorciado de Rosemeri Cholbi, a Rose,  cercado de modelos. O repórter Tarlis Batista, amigo do jogador, fez o contato e a entrevista, a primeira com ele solteiro. Célio reuniu as modelos Xuxa, Luíza Brunet, Adeline e Márcia Brito, vistas aí no sentido horário. Sérgio de Souza fotografou. O resto da história todos sabem, Pelé a contou muitas vezes. Foi durante essa sessão de fotos que ele conheceu Xuxa. Dali nasceu o romance que durou até 1986.    

Nenhum comentário: