terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Eu vou pro Carnaval de Muggia, eu vou... • Por Roberto Muggiati

 


Muggia aglomerada em carnavais passados. Em 2021, a folia só depende da vacinação em massa

À tranquila Muggia, às margens do Adriático, se agita no carnaval desde 1420.

As autoridades garantem e eu acredito piamente. Em fevereiro estarei vacinado contra a Covid. Já que não rola nada por aqui – e o mercado de peixes de Wuhan está fechado – decidi que vou passar o Carnaval em Muggia, a pequena cidade italiana origem do meu sobrenome. Quase ninguém ouviu falar de Muggia, nem mesmo os italianos – com exceção dos seus 13.299 habitantes. Acontece que Muggia não fica na “bota”, mas num naco do território italiano na cabeça da península ístria, vizinho da Eslovênia. daí a denominação de origem usada pelos heraldistas de araque contratados por meu tio Achilles para desenhar o brasão da família: “Muggia de l’Istria Veneta.” A adesão à Sereníssima República de Veneza é meritória, embora a procedência mais recente da família, antes de migrar para o Brasil em 1889, seja Stradella, nos arredores de Milão. Outra referência notável: aos vinte anos, estudante de medicina em Viena – fazendo um estágio no Instituto Oceanográfico de Trieste, que pertencia ao Império Austro-Húngaro – Sigmund Freud passa um domingo em Muggia. Numa carta a um amigo, Freud, que só pensava naquilo, comenta sobre as mulheres muggisanas: “São ruivas em sua maioria, o que não coincide nem com a raça italiana, nem com a judia...” Outro marco: vinte quilômetros ao norte de Muggia fica o Castelo de Duino, onde Rainer Maria Rilke escreveu suas famosas elegias de Duino. E James Joyce, que morou doze anos em Trieste, deve ter passado alguns domingos com Nora em Muggia.

Mas chega de literatura, vamos à folia de Muggia que é o que interessa! Dura dez dias, culminando no domingo de Carnaval com um grande desfile de carros alegóricos. Iniciado há 600 anos, em 1420, o Carnaval de Muggia guarda também um compromisso com o verde, com a agricultura e o meio ambiente, vejam aí:

https://www.youtube.com/watch?v=FgmoRz2CRA0

Considerado um dos mais animados da Europa, o Carnaval de Muggia tem a característica peculiar de incluir o desfile de alguns “defuntos” – carregados em macas alegóricas – lembrando a faceta carnavalesca do Dia dos Mortos mexicano. Este ano o domingo de Carnaval cai em 14 de fevereiro, vejam só, Valentine’s Day – o Dia dos Namorados dos gringos. 

Devidamente imunizado contra o corona, eu vou pro Carnaval de Muggia! Se Anália não quiser ir eu vou só, eu vou só, mas pro Carnaval de Muggia eu vou...

Nenhum comentário: