quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Putsch fascista em Washington

 

Reprodução Twitter

As cenas do ataque ao Capitólio pela tropa fascista de Donald Trump foram impressionante mesmo. Uma invasão anunciada. Há dez dias, Trump convocou publicamente o protesto e pontou que seria "selvagem" e "feroz". Poucos minutos antes da invasão, o republicano insuflou manifestantes a se dirigirem ao prédio do Congresso. Há dois dias, apoiadores de Trump avisaram nas redes sociais que tentariam ocupar o Capitólio. "Nós, o povo, devemos ir ao gramado e degraus do Capitólio dos Estados Unidos e dizer ao Congresso #DoNotCertify (#NãoCertifique)", postou um certo StopTheSteal .

Com tanto aviso, surpreende a fragilidade do aparato de segurança do Capitólio. A turba entrou no prédio inicialmente sem enfrentar resistência. No hall, em fila, parecia que os primeiros invasores iam fazer uma visita guiada. Lá dentro, começou o quebra-quebra e enfrentamento à guarda legislativa. Só com o caos instalado chegou o reforço policial. 

A pergunta que será feita nos próximos dias: qual a real intenção de Trump? 

Como o nosso Jânio Quadros ao renunciar, Trump esperava o apoio das Forças Armadas, que não veio/

2 comentários:

J.A.Barros disse...

Esse Trump entrou por um caminho, que vai lhe causar muitos problemas. O sistema judiciário norte–americano, quando entra em processo de aplicar justiça é implacável. O bilionário Trump, que acha que pode tudo, pode se dar muito mal. Já existe um consenso, dentro do país, que Trump não é um seguidor confiante e determinado a seguir e obedecer a Constituição de seu país. Essa Constitução que foi criada pelos "Pais Fundadores", é o leme desse país. Não vamos nos surpreender, se amanhã, esse louco desvairado pelos bilhões que possui, se encontrar confinado a uma sela de 2X2 metros, em uma das propõe deste país

Yuri disse...

E é corrupto, tem falências vfraudadas nas empresas dele deixando prejuízos para muitas pessoas. Sonegador de impostos