segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Polêmica nas redes sociais: a revista Vogue americana é acusada de "embranquecer" a vice-presidente Kamala Harris

 


As redes sociais criticam a Vogue. A revista preparou duas opções de capa com a primeira vice-presidente negra dos Estados Unidos.  Kamala Harris teria gostado da foto de terninho azul. A revista escolheu a outra, despojada, de tênis, um fundo rosa amarrotado. Mas a crítica mais contundente é sobre o suposto clareamento da pele.

por Clara S. Britto

A foto de Kamala Harris, a vice-presidente americana, na capa da Vogue Magazine, edição de fevereiro, está dando o que falar nas redes sociais. A Vogue pode clareado o tom de pele da Harris. 

A revista  postou duas capas, ontem, no Twitter. Em uma delas, Harris aparece de terninho. Na outra, está casual, de jaqueta, tênis, diante de um estranho fundo verde. Essa segunda opção, que vazou no fim de semana, irritou a web. O tom de pele, a iluminação ruim, o fundo amarrotado, a informalidade excessiva não agradaram. Houve quem achasse que a capa era falsa. Não era. "Capa desleixada para uma revista de moda", foi uma das críticas. A equipe de Kamala Harris teria aprovado a capa com ela de terninho azul. Mas a capa impressa foi a de qualidade muito inferior e estilo idem. A Vogue alegou que quis "capturar a personalidade e autenticidade". Ambas as fotos foram feitas por Tyler Mitchell, um fotógrafo negro, que revelou ter imaginado homenagear os anos de universitária da vice-presidente, daí a casualidade. 

Mas o jornal The Guardian registrou o estranhamento: "uma capa desbotada".  E a vice-presidente não comentou a escolha da foto. 

Um comentário:

Hoffmann disse...

Que parece mais branca não tenho dúvida