quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Augusto Valentin: o fotógrafo das Certinhas do Lalau era especialista em curvas

 

Valentim em ação. Foto Fatos & Fotos

Vera Viana e Sonia Dutra na F&F

O calendário da Certinhas na Fatos e Fotos

As dez mais Certinhas na Última Hora

Norma Marinho, uma das Certinhas de Valentim no O Cruzeiro, em 1967, 
ano da última edição da lista.

por Ed Sá

O Globo noticia hoje a morte de Augusto Valentin na Flórida, onde morava. O fotógrafo ganhou fama por retratar "As Certinhas do Lalau", uma lista de belas garotas, a maioria estrelas do teatro de revista e da TV,  que agitavam o Rio nas anos 1950/1960. Lalau era o colunista Stanislaw Ponte Preta, o Sérgio Porto. As eleitas estamparam em épocas diferentes a Última Hora, Fatos & Fotos e O Cruzeiro. 

Antes de se especializar nas curvas das mulheres mais sensuais que o Rio já viu, Valentin frequentou outras editorias. Cobriu para o Globo as Olimpíadas de 1948. Foi da equipe de fotógrafos da Manchete a partir de 1952, quando a revista foi lançada. É dessa época uma reportagem que fez sobre o jogo do bicho. Ao lado do repórter Hélio Fernandes, Valentin flagrou a jogatina e os chefões de então em vários pontos da cidade, especialmente na região no Mangue, que era uma espécie de tosca "Las Vegas" carioca. 

Para as estrelas consagradas e em ascensão, posar para Valentin era currículo. Em dupla com Stanislaw, o fotógrafo lançou sex symbols que depois brilharam no cinema e na TV. Rossana Ghessa, Marivalda, Célia Azevedo,  Esmeraldo Barros, Norma Bengell e Elizabeth Gasper são alguns nomes de um longa dinastia que posaram para Valentin. As Certinhas faziam tanto sucesso que a Fatos & Fotos passou a lançar um calendário que estampava a maioria das borracharias cariocas. Nas várias fases das dez mais sensuais, Stanislaw e Valentin nunca abriram mão de um dogma: anoréxicas - a palavra nem era usada, referiam-se a magrelas mesmo -  não entravam. As esquálidas ou as "musas fitness" tortas de músculos que circulam nas redes sociais se aparecessem no estúdio seriam convidadas a se retirarem. 

Valentin tinha um filtro natural contra linhas retas. As objetivas gêmeas da sua Rolleiflex gostavam de registrar curvas. 

Nenhum comentário: