Muniz Sodré Foto/ Divulgação ECO/UFRJ |
Muniz Sodré de Araújo Cabral, uma avis rara no universo jornalístico brasileiro.
Desde final de abril, nosso amigo, aos 78 anos, enfrenta bravamente o coronavírus. Vamos torcer por ele! Baiano de São Gonçalo dos Campos, região de Feira de Santana, além da meia dúzia de línguas mais banais que todos nós conhecíamos, Muniz Sodré tinha sólidas noções de latim e grego e falava russo fluentemente. Nos conhecemos na reportagem da Manchete em Frei Caneca, no início de 1966. Pelo domínio de idiomas e por nossa cultura geral, éramos “repórteres especiais” da grande revista. Eu tinha 28 anos, ele 24. Na época, o goleiro da seleção soviética, Lev Yashin, considerado um dos melhores do mundo (a URSS foi a quarta colocada na Copa de 1966), visitou o Rio. Pois Muniz Sodré entrevistou Yashin em russo e ainda, com ginga soteropolitana, cobrou um pênalti contra ele no Maracanã, bola de um lado, goleiro do outro.
– Pare de ser stakhanovista, Justino!
Lembro até hoje o berro indignado de Muniz Sodré na saleta de Frei Caneca, onde as reuniões de pauta eram honradas com a presença do Jaquito, o “delfim” do Adolpho Bloch.
O stakhanovismo foi um movimento que nasceu na União Soviética de Stalin em 1935 por iniciativa do mineiro Alexei Stakhanov, que defendia o aumento da produtividade operária com base na própria força de vontade dos trabalhadores. Enfim, Stakhanov era o típico “operário-patrão”. Muniz acusava o editor da Manchete de explorar vilmente os repórteres sem a devida recompensa pecuniária.
Quando o homem pisou na Lua, em 20 de agosto de 1969, Muniz Sodré era chefe de reportagem da Manchete. Muniz foi intimado a assistir ao evento com os Bloch no suntuoso prédio do Russell, recém-ocupado pelas redações, que fizeram o upgrade da deletéria Frei Caneca para a privilegiada vista do Pão de Açúcar. Muniz preferiu, naquela noite de domingo, ver o grande acontecimento em casa com a família. Por não demonstrar o almejado esprit de corps, na manhã seguinte foi removido do cargo de chefia. Tecnicamente, nada – a não ser uma improvável entrevista exclusiva do astronauta Neil Armstrong – exigiria a presença do chefe de reportagem na redação naquela noite. Mas os Karamabloch eram assim...
Em 1969, voltei da Veja em São Paulo para ficar os restantes trinta e tantos anos na Bloch, até a falência múltipla de 1º de agosto de 2000. Tornei-me o editor de Manchete que mais tempo ficou no cargo. Nenhum mérito nisso, apenas pura vaidade e burrice minha. Depois do episódio do Homem na Lua, Muniz Sodré afastou-se do jornalismo para investir mais na sua já brilhante carreira como filósofo da comunicação de massa e também como professor, com trabalhos publicados no mundo inteiro. Nós, que fomos tão próximos na época de Frei Caneca, nunca mais nos vimos – um afastamento de meio século – incrível isso, não, morando na mesma cidade? Uma estranha simetria: em 2011 fui eleito para a cadeira 33 da Academia Paranaense de Letras. Em 2019 Muniz Sodré foi eleito para a cadeira 33 da Academia de Letras da Bahia, na vaga de Mãe Stella de Oxóssi.
Um dos conceitos fundamentais na vasta e multifacetada obra de Muniz Sodré é o do grotesco. Ele o trabalhou desde o lançamento do livro A comunicação do grotesco: Introdução à cultura de massa no Brasil, em 1972, até os tempos atuais. Assim o definia: “O grotesco é a estética da diferença escandalosa entre forma e fundo, capaz de suscitar efeitos paradoxais e ridículos. É uma turbulência risível.” Chacrinha, o Velho Guerreiro do grotesco, decretou: “Quem não se comunica se trumbica...” Uma definição genial, rimada até. Os políticos aprenderam a lição da TV. Sílvio Santos não chegou quase à presidência? E Luciano Huck não é perseguido pela mosca azul? Os políticos não só botaram no chinelo os grandes comunicadores da TV, eles também se tornaram mil vezes mais grotescos. Brasília, fundada há 60 anos, no grotesco light dos fraques e cartolas ao sol tropical, aderiu ao ridículo tosco, sem o charme de JK, e tornou-se a capital mundial do grotesco. Flagrantes abundam na rampa dos insensatos e nas imediações da Praça dos Podres Poderes – é um espetáculo permanente.
Saravá, Sodré! Entre o coronavírus e a República dos Grotescos, salve-se quem puder!
Um comentário:
Torcendo pelo mestre. Tem muito o que contribuir para o Brasil de hoje
Postar um comentário