sábado, 9 de maio de 2020

Little Richard (1932-2020): o grito primal do rock

Os Beatles sempre admitiram a influência de Little Richard  nas suas canções,  especialmente aquelas do começo da carreira. A foto acima é um documento histórico: no inverno de 1962, o quarteto de Liverpool "abriu", por alguns minutos, uma apresentação do pioneiro do rock durante uma turnê no Reino Unido. 

Em 1985, Roberto Muggiati lançou o livro Rock/De Elvis à Beatlemania [1954-1966], número 96 da coleção Tudo é História, da Brasiliense. No mesmo ano saiu o segundo volume, número 100 da coleção tudo é história , Rock/Da utopia à incerteza [1967-1984].

Os trechos reproduzidos abaixo focalizam Little Richard, que morreu ontem, aos 87 anos, de causas ainda não informadas.





  A NOITE EM QUE LITTLE RICHARD TENTOU CONVERTER A PLATEIA CARIOCA


Quando se apresentou no festival Free Jazz de 1993 (Rio e São Paulo), Little Richard, através de um séquito de assessores, distribuiu a cada pessoa da plateia um livro de religião, Como encontrar a paz interior, de E. G. White,120 páginas, com uma foto autografada dentro. Guardei até hoje estes exóticos suvenires, em todas as edições do Free Jazz – e foram muitas – nunca nenhum artista teve este gesto de doar algo ao distinto público. (Roberto Muggiati)

O MELHOR DE LITTLE RICHARD, OUÇA AQUI

Um comentário:

Ivan. S. Callou disse...

Não é exagero dizer que o rock como aconteceu foi obra em grande parte do Little Richard