quinta-feira, 28 de maio de 2020

Brasil e Estados Unidos: enfim aliados. Na tragédia e no genocídio




A capa do New York Times, publicada no último domingo, repercutiu enormemente nos Estados Unidos e no mundo. Lista mil nomes de mortos pela Covid-19, 1% das 100 mil vítimas fatais que as estatísticas consolidariam três dias depois. Abaixo do título que lamenta a perda incalculável, um subtítulo registra que não são apenas simples nomes em uma lista, "eles são nós".

Dias antes do New York Times, O Globo publicou uma capa gráfica igualmente impactante, com os nomes e histórias de 10 mil brasileiros que se foram. Somos nós, também,

Jornais europeus, como Le Monde e Liberation comentaram a capa no NY Times e relacionaram a tragédia americana com a do Brasil. Ambas são imensas e alcançam a liderança mundial nos trágicos números. A do Brasil ainda em dramática aceleração.

A triste liderança Estados Unidos-Brasil remete a dois líderes irresponsáveis: Donald Trump e Jair Bolsonaro. Os dois desprezam a pandemia, fazem piadas e campanha contra o isolamento recomendado pelo cientistas. Ambos assumiram o papel de cientistas loucos, disseminaram fake news e recomendaram remédio que não cura, pode matar, a tal Cloroquina. Trump ultrapassou o colega brasileiro e "receitou" doses orais de detergente como preventivo da Covid-19. No dia em que foi publicada essa capa do NY Times, o presidente americano passou a fazer uma inexplicável campanha contra o uso de máscaras, segundo a CNN. O brasileiro já citou o isolamento como "babaquice" e, na mesma frase, ironizou sobre o uso de máscaras.

Tio Trump e o seu sobrinho tropical estão irmanados na prática genocida.

Nenhum comentário: