quarta-feira, 27 de maio de 2020

Fotomemória da redação: Murilo Melo Filho (1928-2020), registros do acadêmico enquanto repórter

1966: Gervásio Baptista e Murilo Melo Filho, da Manchete, e Isaac Piltcher, do Globo, embarcam para o Vietnã. 

Em Saigon, a dupla da Manchete posa ao lado de um oficial do então Vietnã do Sul. 

1963: Murilo acompanhou a comitiva de João Goulart em viagem aos Estados Unidos.
Em Washignton, o jornalista cumprimenta John Kennedy. Fotos: Reproduções Manchete
Murilo Melo Filho. Foto ABL
O jornalista e escritor Murilo Melo Filho morreu hoje, no Rio de Janeiro, ao 91 anos, vítima de falência múltipla dos órgãos. Com uma longa trajetória em vários veículos - Diário de Natal, Jornal do Commércio, Tribuna da Imprensa, Estadão e Manchete - Murilo cobriu a política brasileira ao longo das crises dos anos 1950, passando pela epopeia da construção e inauguração de Brasília, o golpe de 1964, a ditadura, a abertura, a eleição e morte de Tancredo Neves, a Constituinte de 1988, os governos Collor, Itamar e FHC. Com o fim da Manchete, em 2000, encerrou sua carreira jornalística e passou a se dedicar com intensidade à vida literária, como membro da Academia Brasileira de Letras, para a qual foi eleito em 1999. Escreveu dezenas de obras, como Cinco dias de junho, Reportagens que abalaram o Brasil, O desafio brasileiro, Memória viva, Crônica política do Rio de Janeiro, Testemunho político, e O Brasileiro Ruy Barbosa.

Após a falência da Manchete, Murilo Melo Filho participou das iniciativas
da Comissão dos Ex-Empregados da Bloch Editores na luta pelo direitos trabalhistas junto à Massa Falida da empresa. Na foto, ao lado de José Carlos de Jesus e colegas, ele faz parte da delegação que foi recebida pela Juíza Maria da Penha Nobre Mauro, da 5ª Vara Empresarial, responsável pelos processos de indenizações. 

Um comentário:

Administrador disse...

José Carlos Jesus, presidente da Comissão dos Ex-Empregados da Bloch Editores, compartilha o comentário abaixo recebido por email.
Boa tarde amigo Zé!
Grande perda, um excelente profissional.
Meus sentimentos à toda família e amigos.

Forte abraço.
Armando Borges