segunda-feira, 4 de maio de 2015

Petição Pública pede que a bandeira da Rússia também seja hasteada no Monumento aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, no Rio. Signatários lembram que país era um aliado e perdeu 25 milhões de vidas.

Reprodução/O Globo
A nota acima foi publicada hoje, no Globo. Um petição pública na internet apela às autoridades responsáveis pelo Monumento aos Mortos da Segunda Guerra Mundial para que incluam a Rússia, ao lado dos demais países aliados, nas comemorações do Dia da Vitória (8 de maio). Apesar de a presidente Dilma Rousseff estar indo a Moscou participar no dia 9 da solenidade em que a antiga União Soviética vai celebrar a vitória contra o nazismo, os responsáveis pelo cerimonial do Monumento não pretendem incluir a Rússia entre os países homenageados. O título da nota é sugestivo: "Herança da Guerra Fria". Se assim for, a omissão mostrará que o Brasil olha pelo retrovisor ideológico, desrespeita um importante aliado que teve participação decisiva na guerra e quer reescrever a História.
ATUALIZAÇÃO em 5/5/2015: O Ministro da Defesa, Jaques Wagner, determinou que um pelotão de fuzileiros desfile com 45 bandeiras que representam todos os países que venceram a Segunda Guerra Mundial.

ASSINE A PETIÇÃO PUBLICA "UM LUGAR PARA A BANDEIRA DA RÚSSIA", CLIQUE AQUI



12 comentários:

J.A.Barros disse...

Não vou assinar petição nenhuma, mas estou de pleno acordo de que a bandeira da União Soviética deve sim estar hasteada junto às outras bandeiras dos países aliados. Talvez a Russia tenha sido o país que mais sofreu os horrores da guerra de Hitler. Milhões de russos morreram não só em combate como assassinados pelas divisões SS nazista.
E deve permanecer hasteada sempre. E não resta a menor dúvida que foi a Russia abastecida em armas pelos aliados, virou a face da guerra derrotando os exércitos alemães nos campos de combate.

Alexandre Raposo disse...

Aí fica complicado porque ou bem a gente hasteia a bandeira da União Soviética, um país que já não existe, ou hasteia as bandeiras da Rússia e de todos os outros paisecos surgidos após a Queda do Muro de Berlim que contribuíram pesadamente no esforço de guerra no front oriental. Vai ser bandeira a dar com o pau.

Daniel disse...

Armaram a Russia, amigo? A Russia desenvolveu o T34 o melhor tanque da gurra.e o fuzil de assalto kalashinikov. Não minimize por motivos meramente ideologicos.

J.A.Barros disse...

Por que vc levam qualquer problema para o lado ideológico?. Na segunda guerra mundial não existia a Russia mas sim a União Soviética e foi a União Soviética que sofreu mais duramente a ação da guerra com todos os seus horrores. A União Soviética compreendia a Ucrânia, a Bielo Russia, a Georgia, a Romênia e como detalhe o exército nazista antes de chegar na Russia, destruindo tudo à sua passagem, tinha de passar antes por esses países citados. Países que foram massacrados e seus povos assassinados antes de chegarem ao povo russo. Hitler não chegou entrar em Moscou.
A Finlândia integrava a União Soviética como a Polônia. A bandeira pela qual esses países lutavam era a bandeira da União Soviética; a bandeira toda vermelha tendo ao canto superior esquerda o símbolo comunista que era a Foice e o Martelo cruzados. Isso é ideologia? Não, são fatos históricos que não se pode ignorar. Todos os povos eslavos lutava por essa bandeira. Hoje a Russia, país independente, livre e soberano tem sua própria bandeira Azul, Vermelha e Branca. Mas não foi essa bandeira que derrotou os exércitos nazistas nas estepes ucranianas e nas cidades de Stalingrado, Leningrado, na maior batalha de tanques ocorrida nos campos de Kursk, até chegarem em Berlim, lutando nos bairros e ruas e avenidas até o portão de Straburgo, onde a bandeira da União Soviética foi hasteada.
Estamos falando de história da humanidade e não de ideologias político partidárias.

J.A.Barros disse...

Quanto ao fuzil AK-47 não vamos discutir as suas qualidades técnicas mas apenas concordar que por ser um fuzil de assalto mais barato se tornou altamente comerciável e de fácil manejo, mas técnicamente como qualidade de arma e sua precisão de tiro fica a desejar e até hoje o fuzil de assalto alemão ainda é considerado o melhor fuzil, técnicamente, usado para fins militares.

J.A.Barros disse...

AH!, por falar em ideologia, acho que de acordo com suas ideias o Mensalão e o Petrolão devem ser considerados como atos ideológicos.

Daniel disse...

NO Aterro estão destacadas as bandeiras dos Estados Unidos, França e Inglaterra. Nesse critério, A URSS, hoje Rússia, faz parte do grupo de 4 países que fizeram as conferências de Potsdam, Yalta, etc. Não foi uma participação qualquer, sem falar no sacrifício de milhões de mortos pela invasão e ocupação nazista. é Mais do que justo. Parece que a Guerra Fria continua para algumas autoridades.

Alexandre Raposo disse...

A frase "A URSS, hoje Rússia" é equivocada, assim como toda essa discussão. Como bem ressaltou o Barros, "a União Soviética compreendia a Ucrânia, a Bielo Russia, a Georgia, a Romênia." Mas parece que nossos escoteirinhos mirins do extinto Exército Vermelho ainda não se deram conta disso. Ah, sim o AK-47, o fusca 1.0 dos rifles automáticos, foi criado APÓS a Segunda Guerra, baseado em um rifle automático alemão. Vende muito para terroristas e ditaduras populista do Terceiro Mundo mas não é uma arma confiável.

Daniel disse...

Rússia, ex-URSS, faz todo o sentido. A petição explica isso claramente. A Rússia é a sucessora de todos os acordos legais e diplomáticos da URSS. Tanto que ficou com o assento no Conselho de Segurança da ONU e em outros organismos. E respeita acordos de desarmanento nuclear feito nos tempos da URSS. E a discussão não é nada equivocada. A Rússia, ex-URSS, está presente na comemorações em vários países ocidentais, ex-Aliados. Faltou História no seu argumento.

Daniel disse...

Sobre o AK47, correto. O fuzil ainda não existia. O que o Exército Vermelho fez foi aperfeiçoar uma fuzil-metralhadora que era carregado com mais de 50 balas, foi o que fez com que pudessem enfrentar os alemaes que também usavam automáticos. Era vantajoso. A maioria das tropas americanas usava fuzil com capacidade para oito cartuchos.

J.A.Barros disse...

O portão a que me referi no texto é o Portão de Brandergurgo, onde no alto tem umas estátuas, se não me engano tem uma biga romana, que na verdade é um carro de guerra usado pelas legiões helenicas, pérsicas e romanas, como também pelos povos mais antigos como os egipcios.
Nesse portão os exércitos soviéticos hastearam as suas bandeiras porque forram os primeiros a chegarem em Berlim.

Daniel disse...

Os soviéticos foram os primeiros a conquistar Berlim e hastearam a bandeira mas não no portão de Brandeburgo mas no alto do prédio da Chancelaria, ode ficava o comando supremo da Alemanha. Os russos também se orgulham do fato de a bandeira da Alemanha nunca ter sido hasteada em Moscou.