sábado, 9 de maio de 2015

Edson Aran, ex-editor de revistas, fala da crise que desmonta redações...

(do Comunique-se)
"Sexy, Vip, Playboy. Foi depois de editar essas três revistas masculinas, além de outras experiências como jornalista, que Edson Aran decidiu mudar. Desde o ano passado contratado pela Globo, o profissional aposta na carreira de roteirista, sendo, inclusive, um dos responsáveis pela reformulação do 'Zorra Total', que vai ao ar de cara nova neste sábado, 9. A mudança profissional tem motivo: falta perspectiva no mercado. "As empresas jornalísticas não investem mais em bons profissionais. Parece que decidiram se suicidar".
Autor de mais de 10 livros, Aran é um profissional multifacetado e sempre esteve envolvido com humor, principalmente em seu trabalho como cartunista. A mudança em sua vida profissional aconteceu diante da vontade de ter espaço e um convite para atuar como roteirista, área que ele já apostava com sua empresa, a Cão Filósofo Produções. "Não existe mais perspectiva de futuro no jornalismo. Adoro fazer revista e acho uma pena o mercado estar desta maneira, com desmonte de equipes". O jornalista comenta que a crise acontece no mundo inteiro, mas que o Brasil chegou a proporções trágicas. "Parece suicídio. Enquanto o jornalismo estiver entregue às mãos dos marqueteiros, o futuro é naufragar mesmo, não tem outro caminho. Aqui, o jornalismo foi nivelado por baixo. Você lê jornais e revistas e não encontra qualidade de texto e apuração".
LEIA A MATÉRIA COMPLETA E VEJA VÍDEO DO NOVO "ZORRA" NO COMUNIQUE-SE. CLIQUE AQUI

3 comentários:

Ebert disse...

Não acredito que as revistas impressas acabem em curto prazo mas como negócio já mostram que não dá mais. Mesmo os jornais já estão descendentes em circulação e publicidade. Novos tempos. O lado positivo é que a informação tende a ser mais desconcentrada e mais democrática.

J.A.Barros disse...

Algumas bancas de jornais, aqui em Niterói, acabaram. A queda das vendas de jornais e revistas levou a esse fim. Mesmo as bancas maiores, com diversidades de produtos, fecharam as portas. É claro que não acabarão de todas porque sempre aparece uma solução comercial ou não que resolve a continuidade da venda de produtos jornalísticos. E acredito que a própria Imprensa encontrará uma solução gráfica e informativa que impulsionará a venda dos seus produtos. Essa reforma realmente terá de passar pela grande imprensa e na criação de seus profissionais.

Wedner disse...

Um erro que jornais e revistas cometem é querer imitar a internet. Jornais estão sem conteúdo. Investem em colunistas, ok, mas fazem noticiário "leve" estilo internet. Pasteurizam quando o leitor quer fundamento, análise correta, bem fundamentada e não só por opinião política partidária. Essa profundidade que não encontra na internet. Revista e jornais no Brasil hoje vc ler em 10 minutos. Não é bom sinal.