sexta-feira, 1 de maio de 2015

Fotografia: Reveja o Dia D, ontem e hoje, em um clique


NO PRÓXIMO DIA 8, O MUNDO COMEMORA 70 ANOS DO FIM DA SEGUNDA GUERRA. NO SITE BRITÂNICO REDDIT (INTERACTIVE GUIM) VOCÊ PODE REVER CENAS DO "DIA D", EM JUNHO DE 1944, E HOJE, NOS MESMOS LOCAIS. PARA ISSO, ACESSE O LINK ABAIXO E CLIQUE SOBRE CADA FOTO PARA FAZER UMA CURIOSA VIAGEM NO TEMPO. 
CLIQUE AQUI

Um comentário:

J.A.Barros disse...

É realmente impressionante a capacidade do homem de se recuperar e reconstruir. Gente, a Europa foi destruida pelos bombardeios dos aviões aliados. Dresden, cidade alemã, não ficou pedra sobre pedra, mas o seu povo a reconstruiu exatamente como era antes, utilizando inclusive as mesmas pedras e tijolos que eram as suas casas. Enquanto nós brasileiros destruimos o nosso passado, esquecendo as nossas tradições, os nossos costumes e hábitos em nome de uma modernidade de merda. Até hoje a Europa utiliza o bonde – modernizados, mas bondes – para o seu transporte público e nas grandes cidades como Berlim, Praga, Paris, Roma e aqui até em Niterói acabaram com os bondes. Sem bondes trouxeram os Troleybuss – uma versão do bonde parecida com onibus – que logo acabaram tanto no Rio como em Niterói. São Paulo até hoje tem os troleysbuss passando pela rua Augusta atravessando a Oscar Freire.
Acho que o nós brasileiros não sabemos viver ou somos mesmo muito atrasados em termos de civilização e cidadania. O desembarque nas praias da Normandia arrazou com as pequenas cidades e povoados da região. Pois bem, hoje foi tudo reconstruído como era na sua origem.
Um povo milenar como o europeu insiste em manter as suas tradições, o seu modo de viver, independente do modernismo. eles se atualizam e continuam com o seu antigo modo de viver.
Em Niterói, no bairro de Icaraí não existem mais casas residenciais. Se a casa não foi transformada em clínica foi derrubada para levantar mais um prédio de 12, 15 andares.
E aí? A cidade hoje vive engarrafada com tantos carros rodando pelas ruas. É um desespero. Com o projeto da construção da COMPERJ, projeto da Petrobras, Itaboraí foi pretensamente modernizada com a construçãp de prédios e Hoteis e Moteis e hoje tá tudo parado porque a Petrobras parou com o investimento na COMPERJ. Desempregados do projeto rolam pelas ruas. Mais de 3 mil desempregados Homens e mulheres vagam pelas ruas, alguns até mendigando, puxando seus pequenos filhos pelas mãos, quando não ainda nos colos de suas mães. Esse é o quadro de um Polo Petroquímico criado pela maior empresa brasileira que é identificada como a Empresa de Petróleo do Povo Brasileiro. E agora? Como é que vai ficar tudo isso?