sábado, 16 de maio de 2015

Deu no site da CNN: um robô vai tomar seu emprego...

Os jornalistas já estão sob ataque cerrado em matéria de mercado de trabalho. A CNN avisa que vai piorar e inclui a função, surpreendentemente, entre aquelas que em um futuro próximo serão ameaçadas por robô. Amy Webb, fundador do Webbmedia Group, avalia que oito carreiras já estão quase prontas para serem assumidas por androides ou softs inteligentes. Veja, abaixo, alguns profissionais que, em dez anos, poderão sair pra tomar um cafezinho e, ao voltar, encontrarão uma maquina no seu lugar.
Jornalistas - A internet já limou em todo o mundo milhares de jornais e revistas. Prepara-se para rifar, agora, o próprio jornalista. Algoritmos tornarão possível aos sites de notícias varrer fontes na rede e redigir reportagens. Acha que é ficção? Pois saiba que a Associated Press já usa tecnologia semelhante. E, certamente, você já leu algumas dessas matérias distribuidas pela agência e escritas por robôs.
Operadores de cabines de pedágio e caixas. Essas funções vão ser rapidamente substituidas por robôs à medida em que for se expandindo a tecnologia de pagamentos por celulares e dispositivos móveis.
Profissionais de marketing: comportamento do cliente, posicionamento das marcas, ações promocionais... Programas especiais serão capazes de pesquisar em tempo real o mercado e o perfil dos clientes. Com tais informações, o robô criará anúncios mais eficazes. Poderão até perder em criatividade, mas serão imbatíveis na capacidade de vender o produtor. Que é mel na sopa do cliente.
Atendimento ao cliente: no mundo, muitos empregos de atendimento ao cliente foram transferidos para a Índia; no Brasil, os call center tomaram o rumo do Nordeste. A próxima onde tecnológica do setor vai simplesmente eliminar esses empregos. Os consumidores falarão com vozes sintetizadas digitalmente e até com atendentes virtuais sedutoras criadas em centros de efeitos especiais.
Operários de fábricas: Esses já sofrem com os robôs. A diferença é que nos próximos anos as máquinas ficarão mais baratas e médios e pequenos fabricantes terão acesso aos novos equipamentos. Máquinas não fazem pausa para cafezinho nem discutem o jogo do dia anterior. Daí...
Operadores financeiros - Programas financeiros serão capazes de processar transações sem interferência de humanos. Aluns desses programas ameaçarão empregos nos setores bancários, judicial, de seguros, hipotecas...
Advogados: Causas não contenciosas serão operadas por robôs. Você só vai preencher um formulário on line. Tarefas como pedidos de registro de marcas, divorcio, cobranças judiciais ficarão por conta das maquinas. Tais sistemas verificarão em milésimo de segundos a jusrisprudência, as probabilidades, as margens de indenização, os melhores argumentos. Se não for uma questão braba de código penal, pode dispensar o doutor.

2 comentários:

C. Villares disse...

Ok, mas como as pessoas vão ter dinheiro para consumir o que os robos vão produzir se não tem emprego

J.A.Barros disse...

Essa é uma boa pergunta. Me faz lembrar as palavras de Henri Ford que dizia que tinha de pagar bem aos seus empregados porque quem iria comprar os carros que sairiam de sua linha de produção?