terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Serviço Carnaval 2: só bote o carro no bloco se estiver tinindo

por Eli Halfoun
Mais do que uma tragédia, o número de acidentes nas estradas registrados nas festas (festas?) de fim de ano e no carnaval deve ser visto como um alerta pelos viajantes que ocuparão as estradas a partir de hoje. A prevenção é a mais acertada dos cuidados: só assim é possível evitar acidentes fatais.  A Polícia Rodoviária garante que a imprudência é o principal motivo para a ocorrência de acidentes e segundo pesquisa 80,75% destes acontecem em trechos com pista boa, 71,4% nas retas, 53,6% com a luz do dia e 63% com tempo bom. A falta de atenção é o motivo mais alegado pelos condutores (31,3%) que se envolvem em acidentes.
O número de acidentes aumenta, mas registra também no Rio, quantidade de vítimas fatais. Levantamento da Polícia Rodoviária reforça a necessidade de prudência. Anote aí
1) verificar a calibragem dos pneus;
2) o nível de água da bateria;
3) o reservatório do radiador;
4) o óleo do motor;
5) alinhamento de rodas;
6) regulagem dos faróis;
7) funcionamento das luzes:
8) reservatório de água e palhetas do pára-brisa;
9) pastilhas e nível de fluído do freio.
Especialistas aconselham usar óculos com lentes verdes para proteger-se dos raios ultravioleta e de lentes amarelas para atenuar a luz dos faróis. Mais:
1) não beba
2) não dirija com sono
3) controle a distância do veículo
4) deixe os faróis acesos durante o dia
5) não dirija horas seguidas: faça uma parada de 10 a 15 minutos para caminhar, tonificar os músculos e melhorar a circulação.
Cuidado com assaltos: não pare se um pneu furar ou um objeto bater na lataria. Siga até um posto ou um lugar seguro. Se der de cara com uma pessoa estendida na pista ou acostamento e não houver indício de acidente, não pare: pode ser uma armadilha. Avise a polícia. Só dirigindo com prudências é que se evitam acidentes Aí sim é possível brindar por um bom carnaval (Eli Halfoun).             

Um comentário:

debarros disse...

Eli Halfoun, estamos no Brasil e não em paises do primeiro mundo. OK?