quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

O lado bem humorado do carnaval que passou

por Eli Halfoun
Está começando tudo outra vez: o carnaval de 2012 sai de cena e o de 2013 pede passagem. A festa que acabou deixa entre muitas outras coisas,o bom humor. 
1 - O silicone foi sem dúvida a presença mais abundante e marcante do carnaval, especialmente no desfile das escolas de samba. Se todo o gel ali reunido derramasse era bem capaz de alguém morrer afogado. É claro que diante de tantos redondos holofotes femininos, o Sambódromo passou a ser chamado pelos foliões de ”Vale do Silicone”, uma referência ao "Vale do Silício". É muito mais do que um vale: é um mar de silicone, que se retirado durante o desfile deixaria muitos peitos e bundas órfãos e espalhados no meio da pista.
2 - A disputa, às vezes até financeira, para ocupar o hoje importante e cobiçado posto de madrinha de bateria de uma escola de samba já é um dos quesitos (vai acabar valendo pontuação) mais comentados do carnaval, mas pouca gente sabe ou lembra que essa história de madrinha de bateria tem uma pioneira: é Monique Evans que inaugurou o posto em 1985 na Mangueira. Outra pioneira do carnaval é Enoli Lara, primeira modelo-passista a fazer nu frontal durante o desfile. Foi em 1989 na União da Ilha. Hoje, embora todas e todos estejam quase nus o nu frontal em escola de samba é proibido. Pelo menos durante o desfile.
3 - O bom humor é importante tempero para fazer mais alegre o carnaval. É claro que o bem-humorado folião foi, como sempre, uma presença constante em muitos blocos. No bloco pernambucano Quanta Ladeira, o bom humor se fez presente com paródias musicais, que são uma das características do bloco. Esse ano a brincadeira mais cantada foi a paródia de “Aquele Abraço”, de Gilberto Gil. A música ganhou letra brincalhona (mas nem tanto) com destaque para esse verso: “Alô Vítor Fasano/Aquele é macho/ Alô Maria Gadú/ Aquela é macho/ Alô Fafá de Belém/ Essa quer macho”. Ao que se saiba até agora nenhum dos digamos homenageados se sentiu ofendido com a versão musical. Afinal, era carnaval e tudo pode e deve ser levado na brincadeira. (Eli Halfoun)

Nenhum comentário: